Ultima atualização em 22 de Agosto de 2018 às 14:00

I Festival de Cuias do Aritapera acontece neste final de semana

Em 2015, a prática artesanal de produção de cuias no Baixo Amazonas recebeu o título de Patrimônio Cultural Brasileiro. Três anos depois, a Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizam o I Festival de Cuias da Região do Aritapera, que acontece neste sábado, 25 de agosto de 2018, a partir das 9h no Salão Paroquial do Centro de Aritapera. A ação também conta com o apoio do Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Herança de mais de dois séculos de comunidades indígenas, a tradição de fazer cuias se mantém com o trabalho das mulheres ribeirinhas da região. Durante a manhã, elas irão ensinar como é o preparo, a modelagem e o grafismo desses produtos. À tarde, ocorre a visita às comunidades e a partir das 20h começam as apresentações do Grupo Banzeiro de Carimbó e Mazinho.com.

Como participar – Os interessados em participar podem ir pelo barco Capitão Fagner, fretado pela organização do evento, que sairá na sexta-feira (24), às 20h da Praça Matriz e retornará no domingo (26) às 6h. As pernoites são no próprio barco. Os valores de ida e volta são de R$ 20 (estudantes e comunitários) e R$ 40 (profissionais).

Também há a opção de pegar o barco de linha, que sai às 11h do sábado (25) da balsa em frente à SuperComam e retorna no domingo (26) por volta de 9h. O valor da passagem de ida e volta é de R$ 45.

Ouça aqui a chamada para participação no evento.

Acesse a programação completa.

Mais informações na página do I Festival de Cuias do Aritapera.

/media/file/site/procce/imagens/2018/cf309c1750296283947d55eeb25ae8e5.jpg

Procce/Ufopa