Ultima atualização em 27 de Novembro de 2018 às 09:31

II Mostra de Audiovisual exibirá produções regionais dia 30 de Novembro

Nesta sexta-feira, 30 de Novembro de 2018, Ufopa e Núcleo de Produção Digital Tapajós promovem a II Mostra de Audiovisual do Oeste do Pará, no auditório Wilson Fonseca, unidade Rondon. O objetivo do evento é fomentar e divulgar a produção audiovisual da região. A Mostra é aberta ao público e tem entrada gratuita.

Um cine-debate dá início à programação. O professor André Freire Azevedo, do Programa de Ciências Jurídicas da Ufopa, é o convidado para debater sobre o documentário “Pro dia nascer feliz”, que aborda o sistema educacional brasileiro a partir de diferentes perspectivas, sob o olhar das instituições, do professor, do aluno e da família.

A partir das 14h, tem início a mostra “Anos de Chumbo”, uma série de curtas que retratam, em diferentes linguagens, o período da ditadura militar no Brasil.

Às 15h, é a vez da mostra de documentários “Amazônia: cultura e resistência”, composta por obras de produtores da região. “O público poderá assistir a filmes como o da festa de São Benedito, que ocorre em Pinhel, no município de Aveiro, e também um documentário sobre os balateiros, contemporâneos dos soldados da borracha aqui na região. Tem também uma obra que mostra ações de pesquisa em biodiversidade, produzida por doutorandos da Ufopa, e outra que aborda a experiência de ribeirinhos e quilombolas com os protocolos de consulta realizados no Tapajós”, explica a diretora de Cultura da Universidade, Estefany Miléo Couto.

A mostra de documentários continua com o filme da pianista Carla Ruaro, que realizou concertos musicais em comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em 2017. Há ainda uma produção sobre a BR-163, apresentando um retrato atual da rodovia,considerada há muitos anos uma alternativa de desenvolvimento econômico para a região. Também será exibido o filme que resgata a história do bairro da Conquista, em Santarém, e o premiado “Laurimar e Outras Lendas”, que retrata o imaginário de histórias e mitos da cultura santarena na voz do artista Laurimar Leal.

O evento contará, ainda, com a participação do cineasta Emanoel Loureiro, que exibirá, às 18h30, sua obra mais recente: o curta “Covato” (2017), que se passa em Santarém na década de 1970. O drama abrirá a mostra de curtas “Poesia e Ficção”, composta por filmes inéditos selecionados pela comissão avaliadora do evento, a maioria de produção universitária.

Confira a programação completa aqui.

/media/file/site/procce/imagens/2018/5f6d7b63408883518ad0436b7735c652.png

Procce/Ufopa