Ultima atualização em 13 de Julho de 2022 às 15:10

Quarta com ciência do Histedbr/Ufopa abre inscrições para curso de extensão em formato remoto

O “Quarta Com Ciência do Histedbr Ufopa” é uma atividade realizada desde 2017 na Universidade Federal do Oeste do Pará, através da qual são desenvolvidos estudos críticos de textos na área da Educação, com temáticas relacionadas aos projetos do Grupo de Estudos e Pesquisas “Historia, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Os Encontros, que possibilitam a integração dos docentes, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação entre si e com a comunidade externa, são quinzenais e ocorrem sempre às quartas-feiras.

No segundo semestre de 2022, o Quarta com ciência ocorrerá de forma virtual e promoverá o estudo de textos das obras “A ideologia da competência”, de Marilena Chauí, publicado em 2022, e “O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços da era digital”, publicado em 2018, de autoria de Ricardo Antunes. Espera-se que os participantes dos encontros, que ocorrerão em formato de Curso de Extensão, possam realizar uma leitura crítica das transformações no mundo do trabalho a partir dos textos que serão estudados.

O curso de extensão acontecerá no período de 17/08 a 07/12/2022, das 17h às 19 horas, com carga horária de 40 horas. O formato será remoto, por meio de salas virtuais do Google Meet, e seguirá a dinâmica de exposição dos apresentadores seguidas de debates com os demais participantes.

WhatsApp Image 2022-06-29 at 17.50.05

Detalhes:

• Público-Alvo: Integrantes do Grupo Histedbr-Ufopa, Pesquisadores, estudantes da graduação e da pós-graduação nacionais e internacionais, Professores da educação superior e da educação básica e demais interessados no tema.
  • Período de inscrição: 30 de junho a 30 de julho de 2022.
  • Nº de vagas: 55 vagas
  • Certificação: Será emitida a certificação de 40h para os inscritos que cumprirem o mínimo de 75% de participação.
  • Referências das obras que serão discutidas no curso:
  1. ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços digitais, 1ª Ed., 325 p., 2018.
  2. CHAUI, Marilena. A ideologia da competência, v. 3, 224 p., 2022.

Autora: Marilena Chauí

Links Importantes: