Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 16 de Novembro de 2021 às 17:48

Mostra não competitiva Cinema de Beiras prorroga inscrições até 26 de novembro


A organização do Festival de Cinema Tarrafa: Audiovisual Amazônico em Rede prorrogou as inscrições de filmes autorais para a Mostra não competitiva Cinema de Beiras até o dia 26 de novembro. A participação é gratuita e apenas por formulário on-line disponível no link: https://forms.gle/WMBS2CNiRCXvM6vp6 

A Mostra não competitiva Cinema de Beiras pretende visibilizar um conjunto de obras audiovisuais produzidas por cineastas residentes na região amazônica, considerando o valor das representações dessas obras para a região e o reconhecimento desses cineastas. São, sobretudo, cinemas feitos nas beiras, nas margens do rio, da indústria cinematográfica e do regime de memória hegemônico. Há muitos sentidos para beiras, mas a primeira imagem que queremos evocar é a beira de rio. Sempre relacional, ela existe enquanto antecede o curso d’água. Ela pode ir ao fundo ou insurgir de acordo com a sazonalidade das cheias e vazantes. É uma fronteira muito particular, sua constância é o deslocamento. A beira de rio é uma imagem comum para quem vive na Amazônia, o rio é a nossa referência. Beiras de rios são beiras do possível. Focamos aqui em um cinema autoral que historicamente não partilha do cenário cinematográfico nacional, circulando em espaços muito restritos.

Acreditamos que a divulgação desses trabalhos fomente a cultura visual da região, a partir do olhar de dentro, provocando espaços para a diversidade criativa da região do baixo Tapajós que hoje ainda é pouco prestigiada. Principalmente, porque essa região, que atraem turistas de vários cantos do mundo, é frequentemente pensada enquanto observada, fotografada e filmada. Mas, as pessoas que a habitam são também produtoras, e esse Cinema, dito de Beiras, fala de um lugar de onde se vive, se pensa, se fala, se troca e se produz. Em um cenário tão desafiador, fazer cinema no baixo Tapajós é, em si, uma prática de resistência.

1.       Quem pode se inscrever?

Realizadores das residentes na Amazônia, com filmes que retratem a realidade e a estética da região. Não há prazo de produção para os filmes.

Estamos abertos para a curadoria de filmes que acompanhem as trajetórias de grupos sociais historicamente excluídos como povos e populações tradicionais, tais como ribeirinhos, indígenas, quilombolas, população negras, população periféricas, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, mulheres, pessoas idosas, entre outros grupos que tenham como importância fundamental a luta contra o apagamento de suas memórias na experiência de habitar o espaço do baixo Tapajós.

2.       Critérios de curadoria da Mostra:

A mostra busca compor uma pluralidade de olhares, de vozes e de estéticas. Serão considerados os potenciais desses filmes de ligar pessoas, contar histórias, ativar afetos e conhecimentos, portanto, suas potencialidades enquanto artefatos culturais e documentos de memória de narrar histórias sobre a região do baixo Tapajós.

3.       Como se inscrever?

As inscrições serão totalmente online, ATÉ 26 DE NOVEMBRO DE 2021 (PRAZO PRORROGADO)

Para inscrever sua obra o realizador deve preencher o formulário google: https://forms.gle/WMBS2CNiRCXvM6vp6

Os realizadores selecionados receberão certificado de participação, com carga horária de 04 horas.

Festival de Cinema Tarrafa: Audiovisual Amazônico em Rede ocorrerá de forma remota, nos dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2021, e faz parte de ação estratégica de fomento à regionalização audiovisual, a difusão-não comercial, democratização do acesso e a preservação dos conteúdos audiovisuais brasileiros, realizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) através da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), e Núcleo de Produção Digital do Tapajós (NPD Tapajós), com apoio da Fundação de Integração da Amazônia (FIAM) e patrocínio da Secretaria Nacional do Audiovisual/Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo. A Mostra não competitiva Cinema de Beiras conta com o apoio da produtora regional Formiga de Fogo. 

 

 Procce/Ufopa

16/11/2021