Ultima atualização em 20 de Setembro de 2022 às 18:50

Obras de artistas regionais ilustram muros da Ufopa em Santarém

Mostrar o poder da arte e da cultura no ambiente universitário e fortalecer o diálogo com artistas locais, são os objetivos centrais do projeto Muralismo no Campus, iniciativa realizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) em parceria com a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). Selecionados através de Chamada Pública, a Ufopa reuniu 15 artistas para desenvolverem ilustrações nos muros do Bosque Mekdece e do Restaurante Universitário, situados na Rua Raimundo Fona, na entrada do campus Tapajós, em Santarém.

/media/file/site/procce/imagens/2022/7e0912bff3253851fcf3f889ed2d79f9.jpg
Artista Carlos Alves pintando a obra "Alimento dos Saberes"

A intervenção urbana começou nesta terça-feira (20/09) e segue até quinta-feira (22/09), sob os olhares curiosos de discentes e servidores da Ufopa que transitam em direção ao campus universitário. Utilizando diferentes técnicas, das clássicas pinturas com pincel ao grafite com spray, os trabalhos retratam o tema central “Saberes Amazônicos: Arte, Cultura e Educação" que busca valorizar a ecologia de saberes presentes no Tapajós.  A curadoria da exposição coletiva é realizada por Anderson Pereira, antropólogo e artista plástico paraense.

/media/file/site/procce/imagens/2022/46f7dc96bffeb71962d4aab05cbb4288.jpg
Artistas desenhando os primeiros traços no muro do Bosque Mekdece em Santarém

A atividade arte muralista marca o retorno às aulas presenciais da Ufopa e busca celebrar o respeito à diversidade cultural e as manifestações artísticas, difundindo os direitos humanos e o direito a vida cultural, princípios basilares de uma universidade pública e democrática. As obras são assinadas pelos artistas: Carlos Alves, Cláudio Barros, Crislane Sousa, Débora Marcião, Diego Godinho, Emilly Cardoso, Luiz Felipe Repolho, Francielly de Sá, Gustavo Martins, Lígia Amazonas, José Marcos Tapajós, Pedro Orlean, Sara Michelle Callejas, Isabela Kogler de Miranda e Denilto Carneiro.

Procce/Ufopa

20/09/2022

Artista Gustavo Martins retrata a obra "Expressão Indígena"