Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 30 de Abril de 2018 às 09:49

Pescadores artesanais de Monte Alegre participam de ação educativa


/media/file/site/procce/imagens/2018/e0eecf805805f7faedbddead498acb41.png

Com o objetivo de orientar pescadores de Monte Alegre, o projeto de extensão “A vida na pesca: um olhar socioeconômico e operacional para a gestão sustentável da atividade pesqueira artesanal no Baixo Amazonas, Pará” em parceria com o Sindicato dos Pescadores (Sinpesca) realizaram palestras no dia 14 de abril de 2018 sobre a preservação de lagos e rios, bem como prevenção de acidentes na atividade pesqueira.

C/media/file/site/procce/imagens/2018/d196629bcc470ba3e96d116963c8ee3a.pngerca de 80 pescadores da comunidade de São Diogo e também das comunidades vizinhas participaram da atividade. Para o coordenador do projeto, Diego Maia Zacardi, esse tipo de ação é “importante para levar conhecimentos a população que não tem informações com tanta facilidade”.

Na palestra “Educação Ambiental no Âmbito da Pesca Artesanal”, o engenheiro florestal Bruno Fróes Campos enfocou questões vivenciadas não somente pela comunidade local, destacando os impactos do desmatamento, queimadas, lixos despejados nos rios e lagos e a importância de preservar o meio ambiente e os recursos pesqueiros.

Técnico em segurança do trabalho, Diego Patrick Fróes Campos abordou o tema “Riscos de Acidentes na Pesca Artesanal e suas Prevenções”, em que apresentou os riscos biológicos, físicos, ergonômicos e químicos que os pescadores estão expostos e os equipamentos que podem ser usados na prevenção de acidentes.

A ação contou ainda com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e da Pró- Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão da Ufopa.

Procce/Ufopa, com informações do projeto

30/4/2018