Ultima atualização em 26 de Novembro de 2019 às 14:18

Procce realiza primeira edição do Seminário Integrado de Extensão e Cultura

De 11 a 13 de dezembro, será realizado o I Seminário Integrado de Extensão e Cultura (SIEC) da Ufopa. O evento é uma iniciativa da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) com apoio das Empresas Juniores. A programação do I SIEC abrange: o 1° Encontro de Creditação, o 2° Fórum de Cultura da Ufopa e o 2° Encontro das Empresas Juniores. Todos os estudantes de graduação, docentes e técnicos são convidados a participar dos três dias de atividades que ocorrerão em salas de aula e auditórios da unidade Rondon em Santarém. A participação em toda programação é gratuita e aberta ao público.

O seminário vai destacar o tema “A importância da cultura e da extensão universitária no interior da Amazônia”. A abertura será no dia 11 de dezembro, às 8h30, no Auditório Wilson Fonseca. A jornalista e atual secretária de cultura do Pará, Úrsula Vidal, estará em Santarém conduzindo uma reflexão sobre o tema principal do seminário. A partir das 14h30 acontece o 2° Fórum de Cultura da Ufopa, que terá mesa redonda intitulada “Cultura e Políticas culturais no interior da Amazônia” seguida de uma plenária para socialização das ações da Diretoria de Cultura com a comunidade acadêmica.

Os amantes da sétima arte terão uma oportunidade única de assistir ao filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, em Santarém, no dia 11/12, às 19h, no Auditório Wilson Fonseca. A iniciativa faz parte do projeto Cine Mais Cultura que após a sessão fará um debate sobre a experiência cinematográfica de um longa-metragem com presença do ator Carlos Francisco de Oliveira (Carlão). Ele integra o elenco de Bacurau interpretando o personagem Damiano. Assista ao trailer do filme Bacurau no link

/media/file/site/procce/imagens/2019/b2708fa48545157455871ae444cfef27.jpg
Cartaz de divulgação - Bacurau

No dia 12 de dezembro, o 1° Encontro da Creditação traz ciclos de palestras no Auditório Wilson Fonseca que objetivam divulgar e compartilhar boas práticas da extensão universitária. O Prof. Dr. Daniel Pansarelli, da Universidade Federal do ABC (UFABC) em São Paulo, vai proferir a palestra “Experiência da creditação para cursos de licenciatura e interdisciplinares” a convite da Diretoria de Extensão da Procce. Os projetos Rede Acquapacita e Extensionismo Rural serão cases apresentados pelos professores da Ufopa Keid Sousa e Alanna Silva, respectivamente.

Já a Resolução N° 301, aprovada em 26 de agosto de 2019, pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que regulamenta o registro e a inclusão da extensão universitária nos currículos de graduação da Ufopa é o tema da oficina “Creditação da Extensão na Ufopa” ministrada pela Ma. Adrielle Bezerra e o Prof. Dr. Marcos Prado, no dia 12/12 no Mini Auditório H101 na unidade Rondon. Conheça a íntegra da Resolução N° 301, 26/08/2019 no link

Nos dias 12 e 13 de dezembro ocorrerá a segunda edição do Encontro de Empresas Juniores que traz uma representante da Confederação Brasileira de Empresas Juniores – Brasil Junior, e um membro do time da Federação Paraense de Empresas Juniores – Pará Junior, além de facilitadores de Santarém para discutir inovação e empreendedorismo. O encontro tem grande importância para o crescimento de empresas de práticas profissionais de universidades. Atualmente, a Ufopa conta com sete empresas juniores, sendo em Santarém ESAM Jr, Chronos Jr, Consflor Jr., Petrus Jr., Ateliê Digital, Prospecta e CAAM Jr. , em Juruti.

O I SIEC promoverá também Workshop de Arte e Cultura no dia 12/12, além do lançamento da Revista e Módulo de Extensão da Ufopa e uma Homenagem in memorian para artista Dica Frazão, no dia 13/12.

Acompanhe toda a programação no site do evento: https://ufopasiec.home.blog/

Procce/Ufopa

20/11/2019

I SIEC - A importância da cultura e da extensão universitária no interior da Amazônia