Ultima atualização em 8 de Maio de 2018 às 08:34

Programação da Ufopa na 16ª Semana de Museus terá oficinas, teatro e excursão

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) participa da 16ª Semana de Museus em Santarém, de 14 a 19 de maio de 2018, com atividades educativas e culturais. Coordenada nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), este ano a Semana tem como tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Em um mundo conectado, busca refletir o papel dos museus, formas de conexão com os diferentes públicos e ações mais colaborativas e descentralizadas.

Dentre as ações, destaca-se a Excursão do Dia Internacional dos Museus em Santarém  promovida pela Diretoria de Cultura, vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). Realizada no dia 18, a rota inclui o Museu Dica Frazão, o Museu de História e Arte Sacra e o Centro Cultural João Fona. O ponto de encontro será na Unidade Amazônia, às 8h, com saída às 8h30 no ônibus da Universidade e retorno às 11h45. Gratuitas, as inscrições são online no endereço: https://goo.gl/forms/w98dHHUAebrVyEnp1. Há vagas para 25 pessoas.

As demais atividades ocorrem no Centro João Fona, com coordenação da Secretaria Municipal de Cultura: os colóquios sobre higienização de documentos e educação patrimonial e a oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) serão nos dias 14 e 16 de maio. As inscrições devem ser realizadas presencialmente no Centro, a partir da próxima segunda-feira, 7.

A peça teatral “Isto é um homem”, do dramaturgo Ricardo Lima e direção de Leandro Cazula, será encenada pelo grupo de teatro Iurupari na entrada do Centro, quinta-feira, 17, às 17h, trazendo à tona questionamentos sobre o empoderamento do “homem” sobre a sociedade, o medo e as incertezas em relação à sobrevivência da própria humanidade. É aberta ao público.

Programação da Ufopa na 16ª Semana de Museus

14h-16h – Oficina de Libras (Kellen Garcia/Núcleo de Acessibilidade)

17h-18h – Colóquio “A importância da higienização de livros” (Sérgio Fredrich/Arquivo Central)

14h-16h – Oficina de Libras (Kellen Garcia/Núcleo de Acessibilidade)