Ultima atualização em 31 de Agosto de 2018 às 12:53

Setembro Azul: Ufopa realiza série de ações voltadas para educação de surdos

O mês de setembro terá uma vasta programação voltada para discutir a educação de surdos em Santarém. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) irá promover oficinas, palestras, mostras e ações de mobilização em comemoração ao Setembro Azul, voltadas para surdos, familiares, profissionais da educação e interessados no assunto.

A iniciativa é do programa de extensão “Libras no Oeste do Pará: formação linguística e educacional” em parceria com a Associação de Surdos de Santarém, Associação de Tradutores e Intérpretes de Libras do Oeste do Pará, Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed), Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), Instituto Federal de Educação Superior do Pará (IFPA), Centro Universitário Luterano de Santarém (Ulbra) e Organização dos Advogados do Brasil (OAB).

A programação inicia nesta sexta-feira, 31, com a II Blitz Azul na orla da cidade, a partir das 18h. Coordenada pelo Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos (GPEEPI), a ação consistirá na distribuição de materiais informativos sobre o uso e aprendizado de Libras.

Nos dias 11, 13 e 19 de setembro, serão realizadas oficinas de Libras, estratégias de ensino para crianças surdas, métodos para contação de histórias e poesias, além de tradução e interpretação. As inscrições podem ser realizadas no Laboratório de Pedagogia da Unidade Rondon, uma hora antes das oficinas. São disponibilizadas 30 vagas.

No dia 25, a programação será na Câmara Municipal com a audiência pública que irá discutir a possibilidade de organização da educação de surdos a partir da perspectiva bilíngue nas redes municipais e estaduais, seguindo o que determina o Plano Nacional de Educação 2014-2024. Em seguida, o grupo sairá em passeata para chamar atenção às lutas da comunidade surda, como o atendimento de demandas de professores bilíngues, intérpretes de Libras para atendimento dos alunos surdos a partir da perspectiva bilíngue.

O calendário também inclui atividades acadêmicas, como a palestra sobre a história da educação de surdos em Santarém e a conferência que irá tratar da legislação de tradutores e intérpretes de Libras. As inscrições poderão ser feitas uma hora antes, no Auditório Wilson Fonseca. No Libras vai à Praça, a sociedade poderá acompanhar as apresentações de trabalhos científicos e culturais das instituições que atuam na educação de surdos, tando no âmbito acadêmico quando da educação básica.

Para finalizar a sequência de atividades, o Programa de Extensão Libras no Oeste do Pará em parceria com a Associação de Surdos de Santarém e a Associação de Tradutores e Intérpretes de Libras do Oeste do Pará programa a realização do II Fórum de Criação e Elaboração de Sinais Regionais do Oeste do Pará, com data prevista para outubro.

Mais informações pelo e-mail lapeg.ufopa@gmail.com.

Acesse o folder de divulgação do evento.

31/08/2018

18h-20h - II Blitz Azul

Local: Orla de Santarém

11/09/2018

18h-21h – Oficinas:

- Ensino para Crianças Surdas;

- Poesia em Libras

Inscrições no local às 17h

10/09/2018

19h-21h – Palestra “História da Educação de Surdos em Santarém”

Local: Auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon

Inscrições no local às 18h

13/09/2018

14h-17h – Oficinas:

- Alfabetização de Crianças Surdas;

- Uso de Classificadores

Inscrições no local às 13h

19/09/2018

14h-17h – Oficinas:

- Estratégias de Tradução e Interpretação;

- Contação de histórias em Libras

Inscrições no local às 13h

17h-18h30 – Mostra de materiais didáticos para educação de surdos

Loca: Hall do bloco H – Unidade Rondon