Ultima atualização em 6 de Agosto de 2021 às 18:40

Ufopa homenageia Hélcio Amaral na inauguração do novo Espaço de Formação Cultural

Inaugurado nesta sexta-feira (06/08), por meio de cerimônia híbrida, o novo espaço físico localizado na unidade Rondon, campus Santarém, será chamado a partir de hoje como Espaço de Formação Cultural Hélcio Amaral. Aberta a toda comunidade, a consulta para escolha do artista homenageado teve duração de 12 dias, de forma on-line, e surpreendeu pela participação de pessoas de várias regiões do Brasil. Além dos municípios do oeste paraense como Santarém, Monte Alegre, Juruti, Oriximiná, estiveram presentes Belém, Manaus, Salvador, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, entre outros.  Ao todo, foram 929 respostas recebidas pelo formulário, das quais 258 votos (28% do total) foram destinados ao historiador Hélcio Amaral.

Durante a cerimônia, o reitor Hugo Alex Diniz agradeceu a parceria entre a Ufopa e o senador Paulo Rocha, o qual viabilizou recursos para concretizar a obra, além de destacar a atenção de toda a bancada paraense junto às universidades da região. Também estiveram presentes compondo a mesa de honra, a vice-reitora Aldenize Xavier, o pró-reitor da cultura, comunidade e extensão Marcos Prado, a diretora de cultura Estefany Couto, o superintendente de infraestrutura Vitor Marques Viane e o senador Paulo Rocha, que compareceu por vídeoconferência.  O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube Estúdio Encontro das Águas da Ufopa, acesse a gravação no link: https://www.youtube.com/watch?v=UEbZSNGVuUU

/media/file/site/procce/imagens/2021/ca55f7335da0f5dd0571e260749b935d.jpeg
Mesa de honra da cerimônia de inauguração. Foto: Raphael Ribeiro

Localizado na Unidade Rondon, Campus Santarém, o espaço multiuso possui uma área de 35 m² e deverá atender aos projetos de cultura e extensão da Universidade. Pintura das paredes, piso, espelhos e iluminação foram planejados para apresentações de música, dança, teatro, entre outras ações culturais. Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o espaço ainda não será aberto ao público.

Biografia de Hélcio Amaral - Natural de Juruti, Hélcio Amaral viveu em Santarém por mais de 50 anos e ocupava a cadeira nº16 da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas). O escritor atuou durante a vida profissional como contabilista e era profundo conhecedor da história dos municípios do oeste do Pará. Foi colaborador de jornais impressos de Santarém na década de 1990 como colunista. Lançou o livro “Contador de Histórias”, em 2018, e “Guardador de Memórias – Fragmentos Históricos da Amazônia”, em 2017. Na vida pública, foi secretário municipal de Cultura de Santarém, presidente da Associação Comercial de 1981-1982, e vereador eleito em 1988. Também é reconhecido por ser profundo pesquisador da história da Amazônia com ênfase em seus ciclos econômicos. Hélcio Amaral faleceu aos 78 anos, em 17 de junho de 2019.

Veja o resultado da consulta popular realizada de forma on-line:

/media/file/site/procce/imagens/2021/2e84c8e1c303bf987b2264359a8e94dc.png

Procce / Ufopa