Ultima atualização em 6 de Junho de 2019 às 09:47

Ufopa realiza oficina para debater propostas de uso para navio Abaré

A Ufopa promove, dias 11 e 12 de junho de 2019, a oficina “Viver Abaré: articular instituições para maximizar resultados”, uma parceria da universidade com o Projeto Saúde e Alegria, Prefeitura de Santarém e Prefeitura de Belterra. O evento será realizado no auditório da unidade Tapajós da Ufopa, em Santarém, das 8h30 às 17h30.

O objetivo é reunir, além da comunidade acadêmica da Ufopa, representantes de instituições públicas (federais, estaduais e municipais), representantes do terceiro setor e a sociedade em geral para construir coletivamente uma proposta de resolução para o uso do navio Abaré. Pretende-se, com a oficina, construir uma visão de futuro para o Abaré a partir das diferentes percepções das instituições que prestam serviço utilizando a embarcação. A ideia é identificar potencialidade e planejar uma atuação em cooperação entre as instituições. Gratuito, o evento é aberto ao público e requer inscrição prévia pelo formulário eletrônico disponível aqui: https://forms.gle/kSpTC4fWqRMb16Uv7.

A Diretoria de Extensão, vinculada à Procce, tem conduzido e articulado rodas de conversas realizadas nos meses de março e abril deste ano. Todos os institutos acadêmicos da Ufopa foram convidados a apresentar seus projetos a fim de associar ações de extensão e pesquisa durante as visitas do Abaré para atendimento de saúde às comunidades ribeirinhas. Atualmente, a parceria entre a Ufopa e a Prefeitura de Santarém garante visitas mensais à região do Tapajós, em comunidades de Santarém e Arapiuns, proporcionando a oferta de serviços básicos de saúde à população. Alunos do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) já realizam atividades assistenciais de saúde acompanhados por professores da universidade, mas há a intenção de ampliar as oportunidades para outros projetos. Para tanto, é importante construir padrões, por exemplo, de agendamento das viagens e critérios de uso, viabilizando, assim, uma agenda conjunta de atividades acadêmicas e atendimento de saúde.

Informações Comunicação/Ufopa

06/6/2019/media/file/site/procce/imagens/2019/06a86b1c89ed03164b90c30a0dad530e.jpg