Criado em 16 de Dezembro de 2022 às 14:57

RIDH atua na celebração de parcerias para desenvolvimento dos projetos “JABBA” e “ Catrapovos”

RIDH atua na celebração de parcerias para desenvolvimento dos projetos “Janelas Abertas para a Biodiversidade do Baixo Amazonas (JABBA)”  e “Fortalecimento da Catrapovos Pará no Tapajós: promoção de segurança alimentar, sociobiodiversidade e geração de renda”

Com o intuito de estabelecer um fluxo institucional célere de celebração de parcerias para desenvolvimento de projetos com fomento externo, prestando assistência aos pesquisadores desde o planejamento da submissão dos projetos para captação de recursos até sua prestação de contas, a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) tem atuado em algumas ações-piloto que possibilitam a identificação de pontos críticos do processo, buscando mapear e dar transparência aos procedimentos.

O projeto “Janelas Abertas para a Biodiversidade do Baixo Amazonas (JABBA)”, coordenado pela Prof. Gabriela Prestes Carneiro, vinculada ao Instituto de Ciências da Sociedade – ICS da Ufopa, contou com as ações da RIDH para celebração dos instrumentos da parceria firmada entre o Instituto Serrapilheira (ente financiador) e a Universidade. Com duração de 3 anos, o projeto prevê mapear e documentar os sambaquis em um perímetro de 500 Km de várzeas no Baixo Amazonas, que vão desde o município de Terra Santa até Porto de Moz. É nesta área que está a Reserva Extrativista Verde Para Sempre, localizada às margens do rio Amazonas.

Também o projeto “Fortalecimento da Catrapovos Pará no Tapajós: promoção de segurança alimentar, sociobiodiversidade e geração de renda”, coordenado pelo Prof. Raoni Azerêdo, lotado no Campus Universitário de Alenquer, figurou como uma das ações da RIDH para implementação de fluxos padronizados de análise e tramitação dos contratos/convênios com a Ufopa. O projeto tem por finalidade proporcionar aos povos e comunidades tradicionais, agricultores familiares assentados da reforma agrária e povos indígenas o acesso ao PNAE e a introdução de produtos da sociobiodiversidade na alimentação escolar da rede pública de ensino.

Ciente das dificuldades encontradas pela maioria dos pesquisadores quando necessitam formalizar seus projetos, a RIDH, numa atuação com a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI), a Agência de Inovação Tecnológica (AIT), a Coordenação de Contratos e Convênios (CCC-DCS-Proad), a Coordenação de Prestação de Contas (CPC-DFC-Proad) e o Gabinete da Reitoria, tem discutido em um grupo de trabalho os possíveis trâmites pelos setores da Universidade.

“A meta para 2023 é disponibilizar o mapeamento dos fluxos dos projetos com recursos captados, com ou sem a interveniência de Fundações de Apoio, facilitando a identificação dos trâmites internos na Ufopa, com agilidade e transparência”, afirma a Diretora da RIDH, a Adm. Flávia Rebello.

Rede Integrada de Desenvolvimento Humano-RIDH