Conjuntura Socioambiental das Águas do Rio Tapajós

Abertura: 22 de Março de 2024 às 08:00

Termino: 22 de Março de 2024 às 17:00

Local: Auditório UFOPA - Campus Tapajós

Promovido pelo Movimento Tapajós Vivo (MTV), Escola de Militância Socioambiental Amazônida (EMSA) e a Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (SAPOPEMA) em parceria com o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o evento “Conjuntura Socioambiental das Águas do Rio Tapajós” será realizado das 8h às 17h, no auditório da UFOPA - Campus Tapajós.

O objetivo do encontro é promover a discussão sobre as águas da região da bacia do Tapajós, debatendo a necessidade de políticas públicas voltadas para a gestão das águas, preservação ambiental, uso sustentável de recursos hídricos e conflitos de interesses.

O evento é intencionalmente realizado no dia 22 de março, data lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro. “Por compreendermos a importância desses debates, o evento coloca o tema da água como pauta principal, promovendo reflexões sobre o panorama atual dos recursos hídricos, tanto no Brasil quanto no contexto global. Queremos abordar os desafios enfrentados, considerando aspectos socioambientais, econômicos e políticos”, destaca Alice Matos, militante do Movimento Tapajós Vivo.

Ao longo do dia serão realizadas rodas de conversa, palestras e exibição de vídeos, nas quais será analisada a distribuição e disponibilidade de água no mundo. Pela manhã, a mesa "Panorama e problemática sobre as águas no Brasil e no Mundo" abordará os principais desafios globais relacionados ao desmatamento, conflitos pelo uso da água, alterações climáticas, escassez, poluição e acesso à água potável.

Durante a manhã, serão exibidos vídeos da Chamada Criativa denominada “Nossas águas pelas lentes da juventude” promovida pela Sapopema no âmbito do Projeto Vozes do Tapajós com apoio do Projeto Saúde e Alegria e parceria de diversas organizações. No encontro serão premiados os vídeos inscritos no concurso que tratem sobre os efeitos das mudanças climáticas (falta de chuvas/seca extrema/instabilidade) em territórios ribeirinhos, indígenas e quilombolas, proteção aos rios e poluição hídrica, consumo humano da água entre outros e anunciados até 10 bolsistas para produção de conteúdos regulares por três meses (selecionados dentre os inscritos na chamada criativa). “A formação de repórteres comunitários filhos de pescadores é uma frente de trabalho que a Sapopema vem desenvolvendo especialmente nos últimos cinco anos. Esse processo estimula o empoderamento de tecnologias digitais pelos jovens comunitários, para que eles mesmos tenham autonomia para documentar o que vem acontecendo nos seus territórios”, destaca a responsável pelo projeto, Samela Bonfim.

No período da tarde, o Rio Tapajós receberá atenção especial. Este rio é o último grande rio de fluxo livre na Amazônia brasileira, com 2.000 km de extensão, fazendo parte da bacia hidrográfica do Tapajós, que possui 764.183 km² e ocupa cerca de 6% do território brasileiro. Reconhecendo sua importância para nossa região, será realizada a mesa "Desafios e Oportunidades na Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Tapajós", apresentando um panorama atualizado dos desafios e conflitos enfrentados na gestão dos recursos hídricos na Bacia do Rio Tapajós, destacando oportunidades para melhorar a governança das águas.

A programação finaliza com intercâmbio aos participantes, liderado pelo Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Serão realizadas visitas aos laboratórios dos cursos com exposição de projetos de pesquisa, ensino e extensão realizados pelos docentes e alunos do instituto.

Inscrições gratuitas podem ser feitas aqui: Aula Aberta: Conjuntura Socioambiental das Águas do Rio Tapajós

‘A CONJUNTURA SOCIOAMBIENTAL DAS ÁGUAS DA BACIA DO RIO TAPAJÓS’

Data: Sexta-feira (22/03) das 8h30 às 17h30