III Encontro Nacional de História do Baixo Amazonas

Tema: “60 anos do Golpe: a ditadura civil-militar na Amazônia e a luta pela democracia”.

Abertura: 1 de Abril de 2024 às 08:00

Termino: 5 de Abril de 2024 às 18:00

Local: Unidade Rondon, Campus Santarém

O curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove no período de 1º a 5 de abril, na Unidade Rondon do Campus de Santarém, o III Encontro Nacional de História do Baixo Amazonas, que discutirá o tema “60 anos do Golpe: a ditadura civil-militar na Amazônia e a luta pela democracia”.

Realizado em parceria com o Instituto de Ciências da Educação (ICED) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Baixo Amazonas (GEPEHISBA), o evento tem por objetivo promover um espaço de reflexão historiográfica sobre os 60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964 na Amazônia, especialmente no Baixo Amazonas, assim como problematizar como este processo histórico reverbera atualmente na luta pela democracia.

O marco de 60 anos do Golpe Civil-Militar é um momento oportuno para socializar pesquisas sobre este período autoritário da história brasileira e amazônica, ao mesmo tempo que permite construir uma memória crítica com a qual NUNCA MAIS regimes autoritários assaltem a democracia brasileira e amazônica – embora sua sombra sempre esteja na espreita em discursos contra os direitos humanos, as políticas sociais, a liberdade de imprensa, etc.

O evento contará com a conferência de abertura a ser proferida pela Profa. Dra. Verena Alberti (UERJ) e a conferência de encerramento conduzida pelo Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG). A programação contará com oficinas, simpósios temáticos e mesas-redondas. Haverá emissão de certificados aos participantes conforme a carga horária de cada atividade.

Notícia relacionada:

Iced promoverá o III Encontro Nacional de História do Baixo Amazonas