Puxirum de Saberes: IV Seminário de Pesquisa da Floresta Nacional do Tapajós e II Seminário de Pesquisa da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns

Abertura: 22 de Abril de 2024 às 08:00

Termino: 26 de Abril de 2024 às 18:00

Local: Auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém

O IV Seminário de Pesquisa da Floresta Nacional do Tapajós e o II Seminário de Pesquisa da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, denominado “Puxirum de Saberes”, têm como objetivo promover a troca de conhecimento, experiências e a divulgação de pesquisas entre a comunidade científica, diferentes atores sociais atuantes no território e os moradores das duas Unidades de Conservação.

O nome do evento “Puxirum de Saberes” faz alusão a uma prática muito comum e tradicional para os territórios envolvidos. O termo “puxirum” significa ajuda mútua, sendo este um costume transmitido por sucessivas gerações, através do qual o interessado convida seus pares para uma atividade laboral e, quando futuramente também for convidado, restitui o dia para o outro.

A submissão de trabalhos para o evento deverá ser feita através do e-mail: seminárioresexflona2023@gmail.com

Prazo de submissão: 05/02/2024 a 01/03/2024

As inscrições para participação em palestras e minicursos vão até o dia 15/03 e podem ser realizadas diretamente no site.

Acompanhe todas as atualizações do evento pelo Instagram @Puxirumdesaberes

Mais informações no site do evento.

Organização: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Embrapa, Emater-PA, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e Rede Amazônia Sustentável (RAS).

Participantes:

Público-alvo: Pesquisadores, técnicos de extensão rural, membros de organizações sociais, estudantes do ensino fundamental, médio e superior, educadores da rede pública, professores universitários, moradores tradicionais do território, populações indígenas e sociedade civil.

Contatos: