Ultima atualização em 30 de Julho de 2019 às 17:27

Abaré leva equipe da São Leopoldo Mandic para atendimentos de saúde em comunidades de Belterra e Aveiro

No período de 28 de julho a 4 de agosto, comunidades ribeirinhas dos municípios de Aveiro e Belterra receberão mais de três mil atendimentos na área de saúde. Mantendo sua vocação de instrumento de promoção à saúde, o Abaré navega com uma equipe da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas (SP), instituição de ensino com forte atuação nas áreas de Odontologia e Medicina. Dentre professores e alunos, são cerca de 60 pessoas, incluindo 15 médicos.

Através de um termo de cooperação, a Ufopa cede o Abaré para que a faculdade paulista desenvolva sua ação extensionista. Todas as despesas da viagem são custeadas pela instituição privada, incluindo combustível e alimentação, além de medicamentos, próteses dentárias e óculos para serem entregues aos comunitários em consultas.

“Os custos para realizar esse tipo de ação são muito elevados. O município de Santarém já recebe do Ministério da Saúde recursos para viabilizar esses atendimentos em sua área, mas os municípios de Belterra e Aveiro ainda não conseguiram se organizar para receber esses recursos do governo federal. Ações como essa beneficiam diretamente a população e a Universidade contribui, assim, com seu papel social”, ressalta o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão da Ufopa, professor Marcos Prado.

Durante os nove dias de viagem em julho e agosto, estão previstos os seguintes atendimentos:

• 400 consultas médicas
  • 115 consultas odontológicas
  • 720 consultas oftalmológicas
  • 400 consultas de pediatria
  • 275 consultas de ginecologia/obstetrícia
  • 100 cirurgias oftalmológicas
  • 320 consultas dermatológicas
  • 10 próteses dentárias
  • 320 consultas com odontopediatria
  • 800 aplicações de flúor

Essa é a quinta viagem do Abaré em 2019. Junto com a equipe da São Leopoldo Mandic, viaja uma equipe da Ufopa, coordenada pela professora Helionora Alves, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), que, durante o percurso, desenvolve seu projeto de pesquisa sobre hortas florestais.

30/7/2019