Ultima atualização em 25 de Outubro de 2019 às 11:11

Aberta inscrição de resumos para a VIII Semana da Consciência Negra

A coordenação da VIII Semana da Consciência Negra abre chamada de resumos de comunicações e relatos de experiência. A data limite para envio do resumo será 1º de novembro, e a data limite para envio da carta de aceite aos autores, dia 8 do referido mês. Podem apresentar resumos toda a comunidade acadêmica da Ufopa e a sociedade em geral.

Os trabalhos aceitos serão apresentados em sessões temáticas ou em formato de banner no dia 20 de novembro de 2019 e consistem em momentos de reflexão, análise e especialmente de socialização de experiências de produção científica (ou não) relacionadas à população negra, quilombola ou ao tema geral do evento.

A VIII Semana da Consciência Negra acontecerá no período de 18 a 22 de novembro de 2019, com o tema: "Negrxs, o Estado é racista! Ou reagimos ou morreremos!"

O objetivo da coordenação da Semana, do ponto de vista acadêmico e considerando a dimensão provocativa da temática escolhida, é refletir sobre o contexto contemporâneo de avanço de discursos e práticas explicitamente racistas protagonizadas pelo próprio Estado brasileiro, bem como apontar estratégias de luta e organização diante desse cenário de ameaças, retrocessos e retiradas de direitos.

Estrutura e formatação do resumo

Escritos em português, os resumos deverão ser estruturados da seguinte maneira:

• 1) Título da comunicação ou relato (em negrito e centralizado);
  • 2) Nome do autor(a) ou autores(as);
  • 3) Vínculo institucional (se houver);
  • 4) Endereço eletrônico do autor(a) ou dos autores(as);
  • 5) Resumo em parágrafo único, justificado, com no máximo 500 palavras (no qual o autor apresenta os objetivos, procedimentos metodológicos e resultados da comunicação ou relato);
  • 6) Palavras-chave (de três a cinco palavras).

A página do resumo deverá ser configurada em orientação retrato, as margens superior e esquerda em 3,0 cm, a inferior e a direita em 2,0 cm, o cabeçalho e o rodapé em 1,5 cm. Todo o resumo deverá ainda ser formatado na fonte “Times New Roman”, tamanho 12.

Os trabalhos deverão ser enviados em um programa editor de texto (tipo Word) à Comissão Organizadora para o seguinte endereço: consciencia.negra.ufopa@gmail.com. Assunto: “Resumo – Consciência Negra 2019”.

Caso o (a) participante opte por apresentar o seu trabalho em formato de banner, a escolha deve ser registrada no assunto do e-mail: “Resumo – Consciência Negra 2019 - Banner”.

22/10/2019