Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 17 de Novembro de 2022 às 18:41

Abertura da X Jornada Acadêmica reúne alunos da sede e dos campi regionais


O auditório da Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, ficou lotado para a mesa de abertura da X Jornada Acadêmica da Ufopa, na manhã desta segunda-feira, 7 de novembro. Neste ano, a Jornada, que ocorre de 4 a 11 de novembro,  traz o tema “Produzindo Ciência e Expandindo educação no coração da Amazônia”, com o objetivo de promover o intercâmbio científico e cultural, além de contribuir para o fortalecimento das relações entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Durante sua fala, a reitora da Ufopa, Profa. Dra. Aldenize Xavier, lembrou das vítimas do grave acidente ocorrido naquela manhã com um ônibus que estava embarcando na balsa que faz o transporte da cidade de Monte Alegre para Santarém. Reforçou as ações que estão sendo desenvolvidas, no âmbito dos campi regionais da Ufopa, para melhorar a mobilidade dos alunos daquelas localidades, onde não há transporte público disponível.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/a51aa4351306ffaaff21ceebc876bc4d.jpg
Reitora Aldenize Xavier durante sua fala na abertura da
X Jornada Acadêmica, 7/11/2022. Foto: Lenne Santos.

 

Ao se referir à X Jornada, Xavier ressaltou a importância do evento e relembrou a instabilidade por que passava a universidade no início deste ano. “Nós não sabíamos se esta jornada ia acontecer presencialmente, nós estávamos num cenário da pandemia muito duvidoso e, também, não sabíamos de íamos conseguir organizar os jogos presenciais, mas conseguimos”, lembrou a reitora. Ela ressaltou também os valores destinados aos alunos matriculados nos campi regionais para apoiar a sua participação na X Jornada: “Temos um investimento de 160 mil reais para trazer os estudantes dos campi para cá”.

Depois de lembrar dos Jogos da Ufopa, que estão ocorrendo dentro da programação da Jornada, Xavier anunciou a construção de duas quadras esportivas, “que já estão em fase de licitação” e que serão construídas na Unidade Tapajós: “Quem sabe no próximo ano os nossos jogos já ocorram dentro do ambiente da universidade”. A reitora agradeceu o apoio da deputada federal Vivi Reis e do senador Paulo Rocha, que destinaram recursos de suas emendas parlamentares para a construção das quadras esportivas. Também agradeceu ao deputado estadual Victor Dias (UB) o apoio no agendamento do ginásio poliesportivo de Santarém, que recebe os jogos da Ufopa.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/71f7dd8135a9c5bfa631dd961c71f48b.jpg
Espaço RIDH durante abertura da X Jornada Acadêmica, 7/11/2022.
Foto: Lenne Santos.

 

Partipação multicampi – A representante do Fórum de Diretores dos Campi Regionais, Profa. Dra. Marcella Costa Radael,  parabenizou a comissão organizadora por “ter tido o cuidado de pensar na Jornada de forma multicampi. Nós sabemos o quanto é difícil fazer um evento que leve em consideração os sete campi da nossa universidade”. Lembrou ainda que as atividades estavam sendo transmitidas ao vivo pela Internet.

Cerca de 300 alunos dos campi regionais estão em Santarém para participar da X Jornada. Desses, 124 tiveram trabalhos aprovados para apresentação nos subeventos que estão ocorrendo em paralelo até a próxima sexta-feira, 11 de novembro, quando ocorre o encerramento.

Matriculada no sétimo semestre do curso de Engenharia Civil, no Campus Itaituba, Kamila de Araújo Lima, que pretende investir futuramente na carreira acadêmica ingressando no mestrado, vai apresentar trabalho sobre as construções do Programa Minha Casa Minha Vida daquela cidade: “Estou achando tudo muito interessante; daqui a pouco poderemos conhecer o que cada um está apresentando”.

Participação de alunos da Sede – Sabrina de Sousa e Danilo Vinicius Brito de Sousa estão chegando para a vida universitária. Ela no primeiro semestre do curso de Gestão Ambiental; ele, de Zootecnia. Para ela, a expectativa foi além: “Como é a minha primeira Jornada, gostei muito de conhecer alguns professores que eu ainda não conhecia. Conheci também alunos de outros cursos. Para mim, chegar na Ufopa foi um passo muito importante, estou muito feliz”. Para ele, esta está sendo uma experiência “muito interessante”; já vai levar para sua vida acadêmica as experiências adquiridas durante a abertura: “Nesse primeiro momento, aqui na abertura, aprendi a observar melhor os fenômenos ao meu redor para poder estudar, fazer pesquisa, enfim ter um senso cientifico mais apurado”.        

Sabrina e Danilo estavam entre os que assistiram atentamente à palestra da Profa. Dra. Graciela Inês Bolzón de Muniz, vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e convidada para falar na abertura da X Jornada sobre o tema “O papel da Ciência na formação de recursos humanos no Brasil e no Mundo”.

Outra aluna atenta na plateia era Thalia Barbosa da Fonseca. Matriculada no primeiro semestre do curso de Agronomia do polo de Rurópolis, ela diz que veio a Santarém para se sentir mais próxima da universidade. “Como a gente estuda lá no núcleo, somos da primeira turma, os pioneiros; às vezes a gente sente essa distância. A Jornada é uma oportunidade para a gente conhecer a Ufopa que ainda não conhecia. Na próxima, já traremos nossos projetos, que já temos em mente. Estamos bastantes impactados”.

Aluna do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas (BICTA), Lourdes Oliveira da Silva é um exemplo, aos 50 anos, ao iniciar um curso de graduação. “É a minha primeira vez na Jornada; para mim, foi uma experiência maravilhosa, muita informação que vai ficar para sempre na minha memória”.

Apresentação Cultural – Logo após a palestra, o professor Hergos de Couto e Elyson Silva fizeram uma apresentação cultural tocando música popular brasileira no violão.

Presenças na mesa de abertura – Compuseram a mesa de abertura, além da reitora da Ufopa, Prof. Dra. Aldenize Xavier, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), Profa. Dra. Lenise Vargas Flores; a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Profa. Dra. Honorly Kátia Correa; a pró-reitora da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Profa. Dra. Ediene Pena Ferreira; o pró-reitor de Gestão Estudantil (Proges), Prof. Luamim Sales Tapajós; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Prof. Cauan Ferreira Araújo; o presidente da Comissão Organizadora da X Jornada Acadêmica, Prof. Dr. Bruno Batista; o diretor do Iced e representante do Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas da Ufopa, Prof. Dr. Edilan Quaresma; e a representante do Fórum de Diretores dos Campi Regionais, Profa. Dra. Marcella Costa Radael.

Comunicação/Ufopa 

08/11/2022

Vice-reitora da UFPR, Prof. Dra. Graciela Inês Bolzon de Muniz, fez a palestra de abertura da X Jornada Acadêmica da Ufopa, 7/11/2022. Foto: Lenne Santos

Notícia em destaque