Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 4 de Outubro de 2023 às 14:20

Alfaces produzidas em sistema sustentável na Ufopa são doadas ao Restaurante Universitário


Alfaces doadas são frutos de uma experiência de iniciativa da aluna Laura de Carvalho, com utilização do mesmo espaço e de recursos naturais para produção de vegetais e de peixes.

Alfaces produzidas no sistema de aquaponia no Laboratório Múltiplo para Produção de Organismos Aquáticos (Lampoa), na Unidade Santana da Ufopa, foram coletadas após o ciclo de 20 dias de crescimento e doadas para utilização no Restaurante Universitário da Ufopa.

A aquaponia é uma tecnologia de produção sustentável que combina a piscicultura (produção de peixes) e a hidroponia (produção de vegetais em solução de água com nutrientes), de modo que ambas juntas permitem o crescimento ao mesmo tempo de plantas e peixes. Esse sistema compartilha benefício mútuo dos recursos disponíveis, água e nutrientes, entre a piscicultura e a produção de vegetal, diversificando a produção e agregando valor às cadeias produtivas.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/f29c30f4533ebb169b541cd078aad9a2.jpg
Entrega das alfaces ao Restaurante Universitário.

 

Os exemplares de alface produzidos neste ciclo são fruto do trabalho de uma discente do Bacharelado em Engenharia de Pesca do ICTA, Laura Giovanna Machado de Carvalho, que está iniciando a avaliação do sistema de aquaponia para produção de alfaces unida à produção integrada em bioflocos de peixes, tambaqui e matrinxã. A ideia é aumentar a sustentabilidade e diversificar a produção pela utilização do mesmo espaço e de recursos naturais para dois tipos de alimentos, vegetal (alface, neste caso) e peixes.

Novos ciclos de produção deverão ser feitos e poderão também ser doados, contribuindo com o fornecimento de alimento saudável nas refeições da comunidade universitária da Ufopa.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/c471789c0f9d591a5af21a3a07cecbd7.jpg
Sistema de aquaponia do Lampoa viabiliza a produção de vegetais e peixes no mesmo espaço.

 

Comunicação/Ufopa
Fotos: Profa. Michelle Fugimura (ICTA)
02/10/2023

Notícia em destaque