Ultima atualização em 15 de Abril de 2020 às 23:41

Alunos do ICTA orientam sobre o manejo de resíduos sólidos na prevenção ao coronavírus

Alunos do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia das Águas (turma 2018 ICTA) produziram materiais informativos sobre a gestão de resíduos sólidos, tendo como base as recomendações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), para o enfrentamento ao Coronavírus.

A iniciativa dos alunos, realizada durante as duas semanas em que tiveram atividades remotas, está vinculada à disciplina Gestão de Resíduos e ao projeto de ensino “Novas abordagens metodológicas para práticas de ensino em gestão e tratamento de resíduos sólidos”, que busca incentivar diferentes habilidades práticas na formação dos acadêmicos.

O público alvo abrange vizinhos dos alunos que participaram do projeto, diretores de hospitais e gestores públicos municipais, que podem contribuir de forma mais incisiva para praticar e comunicar como deve ser feita a gestão de resíduos, especialmente pelo público em situação de risco à Covid-19.

Os materiais produzidos como resultado foram cartilhas, fôlders, vídeos e um podcast que direcionam a informação aos públicos específicos de maneira clara, prática, com linguagem acessível e criatividade. Os informativos trazem questões importantes sobre como deve ser manejado o lixo no âmbito domiciliar, assim como as medidas que devem ser adotadas para resíduos recicláveis nesse período.

Ao longo da crise da pandemia, novas informações deverão ser disponibilizadas, por se tratar de um assunto novo e com pesquisas ainda em andamento, segundo a coordenadora do projeto e professora de Gestão de Resíduos, Amanda Ferreira. Para ela, “o importante na adoção das medidas é o cumprimento da responsabilidade de todos na gestão de resíduos sólidos, desta forma protegendo os trabalhadores de coleta de lixo, bem como as pessoas que terão posterior contato com o material, a exemplo dos recicladores”.

Veja nos links abaixo alguns dos materiais produzidos pelos alunos da turma 2018 do bacharelado em Ciência e Tecnologia das Águas:

Comunicação/Ufopa, com informações de Lucianne Farias, bolsista do projeto e aluna de Engenharia Sanitária e Ambiental (ICTA)

15/4/2020