Ultima atualização em 30 de Junho de 2023 às 17:41

Alunos participam de aula prática de pulverização agrícola por drone na Fazenda Experimental da Ufopa

Mostrar aos discentes de Agronomia uma nova tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas através do uso de drone de pulverização, que pode ser utilizado tanto para aplicação de líquidos quanto de sólidos, como na semeadura de capins e pastagens. Este foi o objetivo da aula prática do dia 28 de junho de 2023 na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A atividade ocorreu no âmbito da disciplina “Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas” e teve como público-alvo 26 acadêmicos da turma de 2018 do curso de Agronomia.

Coordenada pelo professor doutor Eloi Gasparin, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), a ação também contou com a participaram dos professores do Ibef Maurício Bigolin, Edwin Camacho Palomino, Elvislley Chaves e Ronaldo Francisco de Lima, que coordena a Fazenda Experimental, e do engenheiro agrônomo Avner Gaspar, também da Ufopa. “O uso de drones na agricultura e na pecuária vem para auxiliar o produtor rural, tanto pequeno, médio ou grande”, afirma o professor Eloi Gasparin. “Vale ressaltar que esta tecnologia abre mais uma opção de trabalho aos egressos do curso de Agronomia da Ufopa”.

Primeiro os alunos assistiram a uma apresentação na sala de aula da Fazenda sobre o funcionamento do drone de pulverização, proferida pela equipe da empresa Querência Agronegócios, que trabalha com produtos e serviços no atendimento ao produtor rural, sendo pioneira na representação de drones na região. Participaram da apresentação o sócio-proprietário da empresa, Pablo Diego Sousa dos Santos, e os engenheiros agrônomos André Melgarejo e Andressa Araújo.

Em seguida, em área aberta, foi mostrado o drone de pulverização detalhando suas partes, funcionamento e aplicações. Por fim, o grupo participou de demonstração prática de pulverização do drone no cultivo de milho da Fazenda Experimental. “Atualmente o drone de pulverização é uma excelente opção para os produtores rurais, haja vista que algumas empresas já estão prestando este tipo de serviço, não exigindo que o produtor necessariamente adquira um drone para si”, afirma Eloi Gasparin.

Segundo Gasparin, o grande benefício desse tipo de aplicação aérea é que se evita o amassamento de plantas na aplicação, quando comparado com o sistema tradicional, que utiliza o trator pulverizador ou o pulverizador autopropelido, o que garante maior produtividade final da cultura. “Como na região ocorrem períodos de chuvas intensas justamente na hora da aplicação de produtos fitossanitários, o drone pode ser utilizado logo após essas chuvas, o que não aconteceria com o uso do trator, devido ao solo ficar muito encharcado”, explica.

Fotos: Acervo da Fazenda Experimental
29/06/2023

Participantes da aula prática de manejo de drone pulverizador na Fazenda Experimental.