Ultima atualização em 20 de Março de 2019 às 18:26
“Eu estou muito feliz. Graças a Deus, este ano eu consegui. Estou com a expectativa muito boa de começar logo a estudar”. Essas foram as palavras de Marcela Silva de Farias, aprovada para o curso de licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. Na manhã desta segunda-feira, 4, ela fez a habilitação ao vínculo institucional com a Ufopa.
Jean Carlos, aprovado para a licenciatura integrada em Matemática e Física, manifestou alegria em poder continuar a tradição da família: “É o curso que eu sempre quis estudar. A minha família tem muitos professores de Matemática e eu espero conseguir, nesses cinco anos, me dedicar e me tornar um bom profissional”.
Como Marcela e Jean, grande parte dos candidatos compareceu à Universidade na manhã de segunda para levar os documentos necessários no processo de habilitação, que começou neste dia 4 em todos os campi da Ufopa. Ana Carolina Pedroso disse que está realizando um sonho: “Eu sempre quis cursar História. Eu sempre gostei muito desde o ensino médio e agora eu estou muito feliz”. E a alegria é compartilhada pelos pais, que a acompanham. Para a mãe de Ana Carolina, Márcia Reis, este é um momento emocionante: “a emoção de receber a notícia de passar na Ufopa, o que ela queria muito, foi diferente. A gente fica muito satisfeita”.
O período da habilitação continua até quarta-feira, dia 6, nos locais indicados no Edital de Habilitação. As atividades são realizadas no horário da manhã, das 8h30 ao meio-dia. O técnico da Ufopa Wendel Sarmento está coordenando o processo na Unidade Rondon, em Santarém. Ele dá orientações aos aprovados: “Por ordem de chegada, o candidato vai receber uma senha para o atendimento. Caso fique alguma documentação pendente, o candidato poderá completar essa documentação até quarta-feira. Depois desse dia, haverá o prazo de recurso entre os dias 11 e 12 de fevereiro”. Quanto aos candidatos PcD (pessoa com deficiência), a perícia começou dia 29 de janeiro e vai até 11 de fevereiro, atendimento que precisa ser agendado, conforme o edital.
A diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), professora Kátia Corrêa, destacou a importância de os candidatos lerem com atenção as orientações do edital, principalmente quanto à documentação. “É muito importante que os candidatos leiam a listagem dos documentos que são obrigatórios, porque, dependendo da cota para a qual o candidato foi aprovado, ele tem que apresentar documentos específicos”.
Para tirar dúvidas ou buscar mais informações, a Proen disponibiliza o número de telefone (93) 2101-6519, em horário comercial.
Na sequência: campi Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém.
Comunicação/Ufopa
4/2/2019, atualizado em 7/2/2019