Ultima atualização em 14 de Outubro de 2024 às 15:13

Bacharelado em Ciências Biológicas da Ufopa recebe nota 4 do MEC

Foram avaliados a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura.

O Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para renovação de reconhecimento do curso. Com duração de cinco anos, a graduação é ofertada, de forma presencial, em Santarém (PA) pelo Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA).

Gratuito, o curso visa a formar graduados em Ciências Biológicas, aplicando-se um modelo inovador, baseado na utilização de novas tecnologias de aprendizagem. Outro objetivo é auxiliar na fixação de profissionais para atuar no estudo da diversidade biológica e meio ambiente amazônico, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador da região, baseado na sustentabilidade e no uso racional dos recursos naturais.

“Essa nota é fruto de um trabalho coletivo da comunidade acadêmica do ICTA. Estamos muito felizes com que o nosso curso de Bacharelado em Ciências Biológicas tenha conseguido manter-se em alto nível, ou seja, com qualidade de oferta de ensino”, afirma o diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Frank Raynner Vasconcelos Ribeiro. O professor destaca ainda que, por se tratar de um curso de ciências biológicas na região amazônica, o resultado da avaliação se torna ainda mais significativo.

“Por um lado, temos muitos desafios e impedimentos logísticos para oferta de componentes curriculares que permitam uma formação qualificada dos nossos discentes. Por outro, somos privilegiados por estarmos na Amazônia, que detêm a maior biodiversidade e sistema hidrográfico do mundo, um bioma que precisa de uma equipe qualificada e empenhada para sua conservação."

Avaliação – As visitas in loco foram realizadas de forma virtual pela comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no período de 30 de setembro a 2 de outubro de 2024. Os avaliadores analisaram a organização didático-pedagógica dos cursos (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e a infraestrutura (3ª dimensão).

Após reuniões, análise documental e demais procedimentos, os relatórios do Inep/MEC foram recebidos pela Ufopa no dia 3 de outubro. A avaliação do MEC é feita por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composta pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional, que é realizada por avaliadores in loco.

Bacharelado em Ciências Biológicas

• Dimensão 1: Organização didático-pedagógica: Conceito 3,79

• Dimensão 2: Corpo docente e tutorial: Conceito 4,11

• Dimensão 3: Infraestrutura: Conceito 3,73

• Conceito Final: 4

Com relação à dimensão didático-pedagógica, os avaliadores concluíram que o Bacharelado em Ciências Biológicas da Ufopa atende à legislação específica do curso e apresenta potencialidades no que se refere ao perfil do egresso, objetivos do curso e pesquisa: “A pesquisa é presente no cotidiano da Universidade e do curso e os alunos são inseridos nos projetos de pesquisa, seja por meio de bolsas de iniciação científica ou desenvolvimento de pesquisa acadêmica”.

Com relação ao corpo docente e tutorial, os avaliadores destacaram como pontos fortes o Núcleo Docente Estruturante (NDE), o regime de trabalho do coordenador do curso, o corpo docente, a experiência no magistério superior e a produção científica, “sendo um corpo docente que publica muito”. Na dimensão 3, referente à infraestrutura, foram considerados pontos fortes as bibliografias básicas e complementar, bem como o acesso dos alunos aos equipamentos de informática.

14/10/2024

Discentes do Bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA). Foto: Acervo do curso.