Ultima atualização em 30 de Junho de 2023 às 15:45

Calouros de Geografia terão aula inaugural em Almeirim

As aulas se iniciarão na segunda-feira, 3 de julho, para alunos do Parfor

A aula inaugural do curso de Licenciatura em Geografia, ofertado em Almeirim (PA) pela Ufopa no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), ocorrerá no dia 24 de julho, a partir das 19h, no auditório Maria Luiza Rodrigues da Silva da Escola Municipal Jardim de Infância, naquela cidade. O evento terá a presença de representantes da Ufopa, da coordenação do curso de Licenciatura em Geografia e da Secretaria Executiva de Educação de Almeirim, além dos professores cursistas e da comunidade em geral.

Sobre o Parfor – O Parfor é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que visa a contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam. O programa tem os seguintes objetivos: fomentar a oferta de cursos de licenciatura cujas propostas pedagógicas atendam às especificidades da formação inicial de professores em serviço; oferecer aos professores da rede pública de educação básica oportunidade de acesso à formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam; estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde o professor trabalha como espaço privilegiado de formação e de pesquisa.

Sobre a Licenciatura em Geografia – Ofertado pelo Instituto de Ciências da Educação (Iced), o curso visa a formar profissionais para exercer a pesquisa em Geografia e a docência em suas várias abordagens metodológicas, com fins a reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos. O profissional terá condições de exercer a docência em Geografia, transpondo para a educação básica a base real do ensino de Geografia, articulando os conceitos geográficos com a abordagem pedagógica contemporânea, reconhecendo o processo de ensino-aprendizagem como histórico que necessita ser reelaborado continuamente.

Com duração mínima de quatro anos, o curso de Licenciatura em Geografia terá sua primeira etapa de 3 de julho e se estenderá até 8 de agosto de 2023, e será realizada no Polo Universitário Princesa das Colinas, situado na Escola Municipal Frei Constâncio, em Almeirim. Esta etapa será composta por quatro disciplinas, havendo entre as etapas mais uma disciplina que será ofertada de 3 a 11 de novembro de 2023.

Para este primeiro semestre está programada a realização de minicurso aos professores cursistas para utilização do SIGAA ao final da etapa (julho/agosto), no dia 9 de agosto de 2023 (quarta-feira), no Laboratório de Informática do Polo Universitário. Ainda, entre as etapas, nos dias 13 e 14 novembro, serão desenvolvidos eventos, oficinas ou cursos para os professores cursistas, com objetivo de aprimorar o processo formativo do alunado.

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do curso
28/06/2023, atualizada em 30/06/2023

Aula inaugural do curso de Geografia do Parfor em Almeirim