Ultima atualização em 19 de Setembro de 2022 às 14:08

Campus Alenquer realiza debates sobre gestão pública com ênfase em políticas ambientais

O curso de Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (Forma Pará) do Campus de Alenquer da Ufopa realizou, nos dias 1º e 2 de setembro de 2022, o I Ciclo de Debates sobre Gestão Pública: Ênfase em Políticas Ambientais. Realizado no auditório do campus, o evento também foi transmitido pelo canal do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GPDAM – Ufopa) no YouTube e encontra-se disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qzcZjwP0hwg.

No dia 1° de setembro, após a saudação remota da reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, e da diretora do Campus Alenquer, Jorgiene Oliveira, foram realizadas duas mesas de debates. A primeira, intitulada “Gestão Pública: experiências em políticas ambientais no estado do Pará”, contou com a participação do analista ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Alenquer (SEMA), Glauber Sampaio, que abordou, de forma presencial, o tema “Experiências na gestão pública municipal ambiental: o caso de Alenquer”.

A segunda exposição contou com a participação remota da professora Anne Rapp Py-Daniel, do curso de Arqueologia da Ufopa, que fez sua apresentação sobre “Monte Alegre: uma história de longa duração”. A mediação dos debates foi realizada pelo coordenador do curso de Gestão Pública, Márcio Benassuly.

No dia 2 de setembro, docentes e discentes do curso realizaram uma visita técnica ao Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA) com o objetivo de conhecer as dimensões da gestão institucional do parque, bem como seus atrativos ambientais e arqueológicos.

A execução do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (Forma Pará) é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Prefeitura Municipal de Alenquer (PMA).

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do curso

08/09/2022

Fotos: Acervo da Coordenação do Curso de Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional.