Ultima atualização em 9 de Junho de 2021 às 12:35
Covid-19: a ciência em prol da sociedade. Esse é o título da cartilha produzida pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea) da Universidade Federal do Oeste do Pará e lançada no sábado, 5 de junho, na abertura da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada de forma remota.
Entre os tópicos de destaque no conteúdo da cartilha estão: as vacinas e sua importância, abordando o surgimento e história das vacinas; a revolta da vacina no Brasil; o drive-thru fluvial amazônico; os imunizantes contra a Covid-19; os cuidados necessários durante e após o processo de vacinação; também uma análise gerencial sobre a pandemia; orientações sobre o tratamento de resíduos sólidos, suas leis e seus cuidados em tempos de pandemia; e a Hora de Cultivar, sobre alimentos e plantas para este momento e a horta caseira.
A coordenadora do Gepeea, professora Mirtes Cortinhas, disse que o grupo produziu a cartilha com o objetivo de levar informações científicas à sociedade com assuntos relacionados ao novo coronavírus, o SARS-CoV-2, uma vez que a pandemia representa riscos para todos.
Por que falar de Covid-19 na programação do dia mundial do meio ambiente?
Este ano, a programação do GEPEEA para as atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente teve como tema Educação Ambiental: uma reflexão em tempos de Pandemia. De acordo com os organizadores, a pandemia atinge diretamente a toda a sociedade, de diversas formas, envolvendo todo o meio ambiente em que vivemos, e por isso é um assunto que precisa ser discutido. “Então sabemos da importância de ampliar nossos cuidados habituais em nossas residências ou em qualquer lugar onde estivermos, e a educação ambiental é a via que nos permite estes cuidados”, disse professora Mirtes Cortinhas. Segundo ela, por ser o Gepeea um grupo que trabalha a educação ambiental, sente-se a responsabilidade de alertar as pessoas sobre o assunto. “É preciso haver uma re(reflexão) da falta de atenção e cuidados da sociedade para as questões ambientais e socioambientais, que estão bem presentes em nosso meio, e buscar atitudes coerentes para tudo que integra o meio ambiente, respeitando as diferentes formas de vida”, acrescentou.
Acesse a cartilha Covid-19: a ciência em prol da sociedade (aqui).
Matéria Relacionada:
Dia do Meio Ambiente terá reflexão sobre pandemia e lançamento de cartilha sobre Covid-19
Comunicação/Ufopa
08/06/2021