Ultima atualização em 1 de Abril de 2021 às 10:18

Cartilhas abordam produção de soja orgânica no Baixo Amazonas

Com o objetivo de colocar em pauta o tema do cultivo da soja orgânica na região do Baixo Amazonas, acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) elaboraram cartilhas apresentando essa alternativa sustentável aos produtores de soja locais. Os materiais foram resultado do desafio proposto pela professora Patrícia Chaves de Oliveira na disciplina “Armazenagem e Secagem de Grãos”.

Com uma linguagem simples e estimulante à leitura, as publicações trazem informações sobre normas e certificação de produtos orgânicos, manejo de pragas e doenças, orientações para secagem, beneficiamento, armazenamento e comercialização dos grãos, entre outras dicas.

De acordo com a professora, a discussão do tema é necessária tanto para os futuros agrônomos quanto para os produtores locais em uma região que mantém áreas de cultivo de soja, muitas vezes próximas às unidades de conservação.

Partindo de uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas, o trabalho buscou fixar o conhecimento científico apresentado nas aulas teóricas, além de sensibilizar os discentes para a temática e promover a interação com a sociedade, por meio da prática extensionista.

Foram elaboradas sete publicações no total. O material será distribuído a produtores de grãos da região.

Veja abaixo três cartilhas produzidas pelos alunos:

31/03/2021