Ultima atualização em 3 de Setembro de 2024 às 17:29

Encontro reúne em Santarém estudantes de Biologia do Oeste do Pará

Evento integra, pela primeira vez, estudantes dos três cursos de Ciências Biológicas da Ufopa e de outras instituições.

Uma iniciativa inédita dos alunos do curso de Biologia do Campus Oriximiná da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está reunindo em Santarém, sede da universidade, estudantes de Biologia da região Oeste do Pará. De 2 a 4 de setembro ocorrem o I Encontro de Estudantes de Ciências Biológicas do Oeste do Pará (ECBIO) e a V Semana de Biologia. O evento duplo marca as comemorações do Dia do Biólogo: 3 de setembro.

O I Encontro de Estudantes de Ciências Biológicas do Oeste do Pará, cujo tema é "Ciência e Integração na Amazônia", é uma promoção do Instituto de Ciências da Educação (Iced), Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e Campus Oriximiná. É a primeira vez que os três cursos de Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) da Ufopa se reúnem num evento dessa natureza. Estão sendo realizadas oficinas, mesas-redondas e minicursos com o Exército (sobrevivência na selva) e o Corpo de Bombeiros (primeiros-socorros).

Como parte da programação, no dia 2 de setembro alunos dos cursos de Ciências Biológicas do Oeste do Pará apresentaram resultados de pesquisas científicas que vêm sendo realizadas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Biológicas. A exposição de banners ocorreu no salão do Restaurante Universitário (RU).

Participantes do I ECBIO.

Estudante do 4º semestre do curso de Ciências Biológicas pelo Forma Pará/Ufopa em Uruará, Matheus Batista Polisser apresentou a pesquisa “Diversidade de briófitas do igarapé da Merenda, Uruará (PA), resultados preliminares”. Ele detectou uma espécie de briófita rara que só tem registros, até agora, na região da ilha do Marajó. Para ele, está sendo uma experiência muito gratificante estudar esses organismos: “São as briófitas que indicam a qualidade do ambiente; quanto mais briófitas, melhor será a qualidade daquele ambiente”. De acordo com ele, são raras as pesquisas a respeito desse tema: “A última de que se tem registro foi há 20 anos”.

Graduando Matheus Polisser investiga a diversidade de briófitas em Uruará.

Outra pesquisa apresentada no I ECBIO foi “O ecoturismo de birdwatching em Altamira, Pará: potencialidades, atenuantes e propostas”, da jornalista Benigna Soares, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade de Conservação da Universidade Federal do Pará (Campus Altamira). Ela é uma das 33 integrantes da caravana que veio de lá para participar do encontro.

De acordo com os estudiosos da área, a observação de aves (birdwatching) enquanto prática de ecoturismo é uma atividade com baixo impacto ao meio ambiente e que gera bem-estar aos seres humanos, estimula a conservação da biodiversidade e motiva a educação ambiental. “No presente estudo, propomos que Altamira, localizada no Sudeste do Pará, tem potencial para a realização dessa atividade e quais os desafios e propostas para essa prática”, informa a pesquisadora. O trabalho apresentado no I ECBIO é parte da pesquisa de mestrado que Benigna Soares vem realizando.

Mestranda Benigna Soares pesquisa a observação de pássaros em Altamira.

Outro produto que deve resultar da pesquisa é um “Guia de Birdwatching”, com 120 imagens das principais aves localizadas na região de Altamira. “Selecionamos essas imagens a partir de um acervo de cerca de 600 imagens que integram o arquivo do meu orientador, Prof. Dr. Felipe Biltioli (UFPA)”. Ela afirma ainda que a resposta à pergunta de pesquisa, "Altamira tem potencial para a prática de birdwatching?", é: "Sim. A região pode ser um polo para essa atividade turística de baixo impacto para o meio ambiente".

O I ECBIO e a V Semana de Biologia seguem até o dia 4 de setembro de 2024, nas instalações da Ufopa, em Santarém.

Comunicação/Ufopa
Fotos: Maria Lúcia Morais/Comunicação Ufopa
03/09/2024

Apresentação de trabalhos de estudos de Biologia.