Criado em 26 de Março de 2018 às 14:40
Segredos da hora do parto, relação com os filhos, atividades diárias na aldeia. O universo feminino indígena é tema da próxima sessão do Cine Mais Cultura, que acontece na próxima segunda-feira, 15 de janeiro de 2018 com a exibição do documentário “Piõ Höimanazé – A mulher Xavante em sua arte”. A sessão é aberta ao público e inicia às 15h, na sala 308 da Ufopa/Unidade Amazônia. Os participantes receberão certificado com carga horária de 4 horas.
Para discutir a obra, o Cine terá a presença da professora Marília Fernanda Pereira Leite, do Ciclo Básico Indígena, e da acadêmica indígena Luanna Cardoso Oliveira.
Produzido em 2009, “Piõ Höimanazé – A mulher Xavante em sua arte” retrata o cotidiano das mulheres da aldeia xavante Etenhiritipa, localizada na Terra Indígena Pimentel Barbosa, no Mato Grosso. Faz parte da série “Cinema nas aldeias Xavante: ver, ouvir e debater”, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Museu do Índio, que tem como objetivo divulgar o conhecimento e a cultura indígena. Outros dois documentários já foram exibidos pelo Cine Mais Cultura em 2017: “A’uwê Uptabi – O povo verdadeiro” e “Índio cidadão?”
Comunicação/Ufopa
10/1/2018