Ultima atualização em 29 de Maio de 2018 às 11:26

Comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente terá abertura em língua munduruku

Com programação cultural, solenidade de abertura ocorrerá na segunda-feira, dia 4, na Unidade Rondon

A abertura do evento em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente na Ufopa contará com programação cultural e será feita na língua munduruku, com tradução simultânea para a língua portuguesa. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a solenidade ocorrerá na segunda-feira, 4 de junho de 2018, a partir das 17h30, no Auditório da Unidade Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n, bairro do Caranazal), Campus de Santarém, e terá como mestre de cerimônia o discente Mike Krixi Munduruku, do curso de Agronomia.

“A decisão de fazer a abertura na língua munduruku se deve por querermos valorizar mais a cultura munduruku na Ufopa, em uma data tão especial, quando se comemora o Meio Ambiente, onde os valores culturais devem ser refletidos por todos na academia e na sociedade”, explica a professora Mirtes Cortinhas, do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea), que coordena o evento. A abertura contará com a apresentação dos cantores Nato Aguiar, Gabriel Lopes de Holanda e Radson Almeida da Silva, além do grupo de dança Companhia Santarém de Arte.

Promovida pelo Gepeea, a programação prossegue na terça-feira, 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, com palestra, mesa-redonda e rodas de conversas com o tema “Resíduos Sólidos e o papel da Educação Ambiental”, no Auditório da Unidade Rondon. Já no Parque da Cidade haverá duas atividades: uma Blitz Educativa, das 8 às 10 horas, com a participação dos educadores da Escola do Parque; e a oficina de reaproveitamento de pneus “A arte do lixo”, com dez vagas disponíveis.

As inscrições à programação encerram-se no dia 3 de junho e devem ser feitas em duas etapas:

O evento terá carga horária de 20h, sendo que para receber a certificação precisa ter 75% de participação.

E-mail para contato: ggepeea@gmail.com.

Confira aqui a programação completa.

Serviço: Comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente

4/6/2018 – Solenidade de Abertura

Local: Auditório da Unidade Rondon

5/6/2018 – Dia Internacional do Meio Ambiente

9 horas – Palestra: Resíduos sólidos e os impactos ambientais

14h30 – Mesa Redonda: Acúmulo e Desperdício de Resíduos Sólidos: O que fazer? Qual o papel da Educação Ambiental neste processo?

16h – Roda de Conversa: Resíduos Sólidos e o papel da Educação Ambiental

19h - Encerramento

Local: Auditório da Unidade Rondon

8 h - Blitz Educativa