Ultima atualização em 19 de Agosto de 2024 às 08:50

Comissão promove debates para revisão das normas dos laboratórios da Ufopa

Primeira reunião será com os sindicatos dos técnicos e dos professores e representantes das categorias.

A Comissão de Gestão de Materiais Químicos e Biológicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) apresentou à Gestão Superior uma proposta de revisão das Normas Gerais dos Laboratórios. As normas vigentes estão descritas na Resolução nº 146, aprovada ad referendum no ano de 2016 devido à urgência e importância da matéria naquele momento.

De acordo com a servidora Cátia de Oliveira Magalhães, da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), o texto proposto continua demonstrando preocupação com a segurança ambiental dos usuários, mas agora traz instrumentos que facilitam o gerenciamento dos espaços. “No novo texto, estão descritas as competências esperadas de todos os usuários dos laboratórios, sejam eles coordenadores, docentes, técnicos ou discentes”, explica.

Uma das inovações, segundo Cátia Magalhães, diz respeito aos condicionantes exigidos para a criação de espaços laboratoriais, assim como para a sua adequação ou ampliação no caso de já existirem. “A Comissão espera que os usuários possam dispensar maior atenção aos laboratórios, pois todos os avanços conquistados refletirão na qualidade da formação oferecida pela instituição”, afirma.

Reuniões – Com o objetivo de debater o conteúdo da minuta junto à comunidade acadêmica, a comissão realizará, no mês de agosto, reuniões presenciais e remota, agendadas com as unidades acadêmicas (institutos) e os campi fora de sede. O primeiro encontro será com os sindicatos dos técnicos e dos professores e representantes das categorias. A ação ocorrerá na próxima sexta-feira, 23 de agosto, às 14h30, na sala 112B do Núcleo de Salas de Aula (NSA), situado na Unidade Tapajós, Campus Santarém.

A segunda reunião ocorrerá dia 26 de agosto, a partir das 14h30, na sala 102 do bloco H, da Unidade Rondon, com os servidores dos Institutos de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), Ciências da Educação (Iced) e Ciências da Sociedade (ICS). Na terça-feira, 27 de agosto, às 9 horas, será realizada reunião em ambiente remoto com as equipes dos campi fora da sede.

Na quarta-feira, 28 de agosto, o encontro será novamente presencial, às 14h30, no Auditório da Unidade Rondon, com os servidores dos Institutos de Saúde Coletiva (Isco), Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Biodiversidade e Florestas (Ibef) e Engenharia e Geociências (IEG). A última reunião será com a Administração Superior, no dia 30.

Após os encontros, será aberta Consulta Pública, com vigência no período de 9 a 29 de setembro, em que toda a comunidade acadêmica será convidada a contribuir para o texto-base da normativa. Após as contribuições, o assunto entrará na pauta do Conselho Universitário (Consun) em novembro deste ano, culminando com a aprovação da nova resolução.

Confira o cronograma das reuniões no perfil do Instagram @comissao_qui_bio_ufopa ou na tabela abaixo.

Comunicação/Ufopa, com informações da Sinfra
16/08/2024