Criado em 2 de Abril de 2025 às 15:40
Projeto qualifica moradores para instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos na Amazônia
O projeto Desenvolvimento de Sistemas de Energias Renováveis para comunidades ribeirinhas da Amazônia, realizado em parceria entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade de Brasília (UnB) e a Michigan State University (MSU), está promovendo um curso de capacitação em sistemas de energia solar para moradores de seis comunidades ribeirinhas de Santarém.
A capacitação iniciou dia 31 de março e encerra na sexta-feira, 4 de abril e está ocorrendo no Laboratório de Energias Renováveis da Ufopa. Estão participando 20 comunitários das localidades de Ciríaco, Piracãoera de Cima, Campos do Urucurituba, Membeca, Mentae/Ribanceira e Novo Gurupá.
Durante a formação, os participantes têm acesso a aulas teóricas e práticas sobre os princípios da energia solar, montagem de painéis fotovoltaicos e soluções para otimizar o uso da eletricidade em locais remotos. A iniciativa visa ampliar o acesso à energia limpa e fomentar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, oferecendo oportunidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida.
Além de contribuir para a redução da dependência de fontes poluentes, o projeto fortalece ações de preservação ambiental na região amazônica e incentiva a adoção de tecnologias sustentáveis em áreas isoladas.
Ascom/Ufopa
Foto: Arquivo curso
02/04/2025