Ultima atualização em 25 de Novembro de 2021 às 11:02

Consulta à comunidade acadêmica será na sexta-feira, 26, de forma on-line

Docentes, técnicos e discentes participam na próxima sexta-feira, 26 de novembro, da consulta prévia e informal para escolha do novo reitor ou reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para o quadriênio de 2022 a 2026. A votação será das 8h às 21h de forma on-line, exclusivamente pelo SigEleição.

Três chapas concorrem no processo eleitoral:

Em caso de ocorrência de falhas de acesso ou problemas técnicos que inviabilizem o uso do SigEleição no dia e horário estipulados, será posto em prática o Plano de Contingência.

Como votar — Os servidores e discentes aptos a votar (veja as listas de votantes aqui) poderão acessar o sistema eletrônico SIGEleição (https://sigeleicao.ufopa.edu.br/) de qualquer computador ou dispositivo móvel conectados à internet, por meio do login e senha utilizados nos sistemas institucionais (Sigaa, SigAdmin, SIGRH). Servidores afastados por licença para tratamento de saúde, licença maternidade, capacitação e qualificação profissional também podem votar.

A interface simula uma urna eletrônica, a mesma utilizada nas eleições governamentais, com o teclado numérico e as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Em branco”. O eleitor poderá digitar o número da chapa ou, ainda, votar nulo ou em branco. O voto é facultativo, secreto e uninominal, não podendo ser realizado por outra pessoa.

No vídeo é possível observar o passo a passo da votação:

Cuidados — Em comunicado conjunto da Comissão Eleitoral de Consulta (CEC) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), orienta-se que as senhas de acesso aos sistemas institucionais e e-mail não sejam compartilhadas para evitar fraudes. Caso isso tenha ocorrido ou haja a desconfiança que outra pessoa tem acesso a ela, é necessário trocá-la.

Proibições — No dia da votação são vedadas:

• Aglomeração de pessoas com roupa, acessório ou item padronizado que caracterize manifestação coletiva;
  • Propaganda eleitoral pela internet e no interior da Universidade;
  • Boca de urna (atuação de candidatos e fiscais de chapa para pedir votos).

Denúncias de eventuais infrações devem ser realizadas à Comissão Eleitoral de Consulta (CEC), responsável por apurar e aplicar sanções a condutas que atentem contra a legalidade e a moralidade administrativa.

Mais informações no site das Eleições 2021.

22/12/2021