Ultima atualização em 20 de Janeiro de 2022 às 23:28

Consun homologa resultado da consulta para Reitoria da Ufopa, e inscrições à lista tríplice começam nesta quinta-feira

Votação para escolha dos nomes da lista tríplice será no dia 14 de dezembro

Em reunião ordinária realizada na manhã de terça-feira, 7 de dezembro, o Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Oeste do Pará homologou o resultado da consulta prévia e informal para fins de indicação, pela comunidade universitária, de candidato a reitor(a) e vice-reitor(a) para o quadriênio de abril de 2022 a abril de 2026.

Na votação realizada no último dia 26 de novembro, a chapa 2, "Novos Sonhos", foi a mais votada como indicação da comunidade acadêmica, trazendo como candidatas a professora Aldenize Ruela Xavier (reitora) e a professora Solange Helena Ximenes Rocha (vice-reitora).

Ainda na reunião da terça-feira, houve a constituição do Colégio Eleitoral no Consun da Ufopa para votação e escolha dos nomes que comporão a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação para escolha do novo reitor ou reitora da Ufopa.

Avaliação da consulta prévia e informal

Durante a reunião do dia 7, professora Zilda dos Santos, que presidiu a Comissão Eleitoral, fez uma apresentação do relatório final do processo de consulta, destacando as ações coordenadas pela CEC e avaliando positivamente o trabalho desenvolvido, tanto pela comissão quanto pelos demais setores da Universidade que se envolveram no processo.

Os três candidatos que encabeçaram as chapas também se manifestaram agradecendo o trabalho da CEC e a participação da comunidade acadêmica na consulta prévia e informal. Todos reafirmaram a importância do processo na defesa da democracia.

Professor Edilan Quaresma, da chapa 3 – Ufopa para todos, destacou que o princípio democrático deve ser um norteador do processo. “A gente vem defendendo historicamente que a escolha da comunidade acadêmica seja respeitada, na perspectiva de que a democracia é um princípio norteador de todos os setores da nossa sociedade, inclusive dentro da nossa instituição”, disse ele.

Professor Jarsen Guimarães, da chapa 1 – Evolução: Ação Ufopa, desejou sucesso à nova gestão que assumirá a reitoria da Ufopa. “Vamos apoiar a decisão da comunidade, apoiar a nomeação das professoras Aldenize e Solange”, ressaltou.

Professora Aldenize Xavier, da chapa 2 – Novos sonhos, destacou a participação da comunidade acadêmica no processo. “Foi uma consulta com a maior participação da nossa comunidade, tanto de docentes, quanto de técnicos e alunos. Isso mostra que a nossa universidade valoriza e respeita essa festa da democracia e nos permite avaliar a nossa instituição e traçar os planos futuros que a nossa comunidade almeja”, completou a professora.

Próxima etapa do processo

De acordo com a resolução do Conselho Universitário (Consun) nº 290, de 23 de setembro de 2021, o período de inscrição de candidatos para a lista tríplice ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro, e no dia 14 de dezembro, à tarde, será a reunião do Colégio Eleitoral para votação e escolha dos nomes que comporão a lista.

A publicação do resultado definitivo do processo eleitoral na Ufopa para a Reitoria será feita no dia 16 de dezembro, e no período de 17 de dezembro de 2021 a 17 de janeiro de 2022 será enviada a lista tríplice ao Ministério da Educação para que o governo federal faça a indicação final.

Matéria relacionada:

Link para reunião do Consun:

09/12/2021

Escolha dos nomes da lista tríplice será no dia 14 de dezembro.