Ultima atualização em 14 de Janeiro de 2025 às 12:19
Inscrições para seleção estão abertas até 17 de janeiro
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) teve a proposta do curso de Medicina autorizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), do Ministério da Educação (MEC). A Portaria Seres/MEC nº 6, de 10 de janeiro de 2025, autoriza a criação de 40 vagas, na sede em Santarém, cujas aulas ocorrerão no Unidade Tapajós, no bairro Salé.
A seleção para ingresso será feita por meio do Processo Seletivo Regular (PSR). A inscrição é gratuita e feita, exclusivamente on-line, por meio do sítio da Ufopa.
De acordo com a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, a universidade se preparou para receber os novos alunos já a partir do mês de abril deste ano. “Estamos com o Núcleo de Salas de Aula pronto para ser inaugurado. Fizemos a contratação dos equipamentos dos laboratórios, já temos laboratórios aguardando a chegada de novos equipamentos e laboratórios já montados, que atendem à estrutura do nosso Instituto de Saúde Coletiva (Isco), e estamos com obra de novos espaços e nova infraestrutura no nosso Bloco Modular Tapajós etapa III”.
Xavier ressaltou também a importância do curso para a qualidade dos médicos formados na região. “Estamos com uma expectativa muito grande da melhoria desse atendimento em nossas unidades de saúde com a formação desses profissionais e, principalmente, na definição de parâmetros que possam qualificar melhor a saúde da população”.
Laboratórios – O curso de Medicina está ligado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco), que já possui pelo menos 12 laboratórios de pequena, média e alta complexidade em atividade, que serão utilizados nas aulas de Medicina, como Microbiologia, Anatomia, Morfofisiologia Humana, além de espaços que estão sendo preparados para abrigar o Laboratório de Habilidades Médicas.
No Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB) funciona a Central Analítica, composta por equipamentos de alta complexidade preparados para a realizar diversificadas pesquisas, que vão desde as composições químicas do café de açaí aos metais pesados em espécies de peixes dos rios da região.
A reitora ressaltou o compromisso do MEC para viabilizar a implantação do curso; a atuação do Grupo de Trabalho Institucional, que elaborou a proposta pedagógica; e as ações realizadas, a partir de 2023, pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem/MEC), que auxiliou na consolidação da proposta e dará continuidade ao processo de acompanhamento da implantação. Ela reiterou que “o curso de Medicina da Ufopa, além de auxiliar na redução das assimetrias em relação ao número de médicos na região Oeste do Pará, é uma importante política pública para efetivar direitos à educação e à saúde da nossa população, o que se refletirá em melhores indicadores de desenvolvimento”.
Serviço: Inscrições para o Processo Seletivo Regular (PSR) da Ufopa
Prazo: até 17 de janeiro de 2025
Local: apenas on-line no portal da Ufopa – Clique AQUI: → https://www.ufopa.edu.br/proen/processos-seletivos/regular/psr-unificado-2025/
Inscrições gratuitas!
Ascom/Ufopa
14/01/2025
Notícias relacionadas: