Ultima atualização em 20 de Março de 2025 às 18:26
Aulas começam em 18 e 20 de março.
Nestes dias 18 e 20 de março, estão iniciando-se as aulas das duas novas turmas do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, com vistas à formação continuada de diretores escolares e técnicos de secretarias de Educação. O curso é virtual e ocorre no âmbito do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), por meio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), contribuindo para o aprimoramento da gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas de educação básica e das secretarias de Educação do Brasil.
Trata-se de formação continuada para diretores escolares e técnicos de secretarias de Educação, com foco em situações práticas do cotidiano escolar, com vistas à boa comunicação, compartilhamento de experiências e conhecimentos do dia a dia e avaliação de todo o processo.
As duas novas turmas têm, no total, 448 cursistas. As aulas ocorrem exclusivamente de forma virtual com duração de cinco meses e carga horária de 210 horas.
O curso é fruto de parceria do MEC com a Ufopa e coordenado pelo Prof. Dr. Edilan de Sant’Ana Quaresma, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), e sua equipe é formada por docentes, técnicos administrativos em educação e alunos da pós-graduação, além de estudantes de graduação como voluntários.
Participam do curso diretores escolares e técnicos de secretarias de Educação das redes estaduais e municipais de todos os estados do país. As primeiras duas turmas, com 220 cursistas em cada uma, ofertadas no segundo semestre de 2024, se encerrarão dia 31 de março de 2025.
Para 2025 estão previstas mais duas turmas, com início no segundo semestre.
Ascom/Ufopa, com informações da Coordenação do Curso
20/03/2025