Ultima atualização em 1 de Setembro de 2023 às 10:56

Curso na Ufopa abordará o Mundo Amazônia, região síntese do Antropoceno

As inscrições vão até 20 de agosto. As vagas são limitadas.

Você sabe o que é Antropoceno? Se a resposta for não, a sugestão é inscrever-se no curso "Antropocênica: Manifesto Mundo Amazônia". Realizado de forma presencial e gratuito, o curso é uma preparação para o segundo encontro da série internacional Antropocênica, que ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na aldeia Solimões e na comunidade quilombola de Murumurutuba (Santarém).

“O curso compreende dois módulos interligados para introduzir conceitos considerados no âmbito desta iniciativa, que emerge como exercício transdisciplinar a partir da interação entre as esferas da Filosofia, da Arqueologia e da Arquitetura”, informou a professora Anne Rapp, que está à frente da organização do curso.

A série internacional Antropocênica é coordenada pelos professores Dirk Michael Hennrich, filósofo do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, e Silvio Luiz Cordeiro, arquiteto e arqueólogo do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal. A Antropocênica 2 é uma realização de: Wenner-Gren Foundation (EUA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Portugal), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal), Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) e Nômade (Brasil).

Sobre o curso "Antropocênica: Manifesto Mundo Amazônia" – Será realizado no período de 22 a 25 de agosto de 2023, no horário das 14h às 18h, totalizando carga horária de 16 horas. O local escolhido para as atividades foi o Auditório do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), no 3º andar do Bloco Modular Tapajós da Unidade Tapajós. As vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e estão abertas para o público estudantil universitário até o dia 20 de agosto. O resultado dos inscritos será comunicado ao e-mail informado no formulário até o dia 21 de agosto. Haverá emissão de certificado havendo o mínimo de 75% de presença no curso.

O conceito geológico de antropoceno, grosso modo, pode ser compreendido como “uma nova época resultante das transformações provocadas por humanos no ambiente, com início proposto na chamada Grande Aceleração, a partir da década de 1950, e que considera o 'mundo como teatro' das sociedades humanas, que, ao habitá-lo, transformam-no desde a mais remota memória de sua existência na Terra. E, neste sentido, a Antropocênica se libera da ênfase geológica — no sentido das definições que se elaboram no seio das geociências — para pensar o humano no tempo, a partir das paisagens indagadas, das ruínas vestigiais de sua história no mundo, das novas cenas construídas, e cuja imagem projetada é a consolidação do modo de vida urbano”, ensinam os professores que irão ministrar o curso.

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do evento
10/08/2023