Ultima atualização em 13 de Outubro de 2021 às 18:09

Defesa Pública de Memorial: Prof. Dr. Hugo Alex Carneiro Diniz

A defesa pública de memorial (história da vida acadêmica do professor) é a segunda etapa de avaliação para progressão à classe de titular, último nível da carreira docente.

A defesa pública de memorial do Prof. Dr. Hugo Alex Carneiro Diniz para promoção à classe de professor titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ocorrerá nesta sexta-feira, 15 de outubro de 2021, às 15h30, no Auditório Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon, Campus Santarém. Aberta ao público, a defesa também será transmitida ao vivo pelo canal do Instituto de Ciências da Educação (Iced) no YouTube: https://www.youtube.com/c/IcedUfopa.

Atual reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o professor Hugo Alex Carneiro Diniz é doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1997) e mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2002).

Durante sua carreira acadêmica na Ufopa, Hugo Alex Diniz coordenou o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), um dos primeiros cursos de pós-graduação ofertados pela instituição; e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). De 2006 a 2012, foi coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

De acordo com a Resolução 29 do Conselho Superior de Administração (Consad), de 13 de março de 2017, o processo de promoção à classe de professor titular será efetuado quando o requerente for portador do título de doutor e tiver sido aprovado no processo de avaliação de desempenho, incluindo a defesa pública de memorial ou de tese acadêmica inédita.

Já a defesa pública do memorial consiste da descrição da trajetória do docente nas diversas fases de sua formação e atuação profissional, ressaltando as atividades relevantes de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional.

O memorial, com as devidas comprovações, é submetido à apreciação da Comissão Especial de Avaliação de Desempenho, composta por quatro professores externos e um interno, e defendido em sessão pública, sendo permitido o uso de videoconferência.

Na defesa de memorial do dia 15, a Comissão de Avaliação de Desempenho será formada pelos professores doutores Aldo Gomes Queiroz (Ufopa), presidente; Márcio Lima do Nascimento (UFPA); Daniel Cordeiro de Morais Filho (UFCG); Lenimar Nunes de Andrade (UFPB); e Carlos Alberto Mendes da Mota (UFPA), suplente.

Serviço: Defesa Pública de Memorial: Prof. Dr. Hugo Alex Carneiro Diniz

• Data: 15 de outubro de 2021

• Horário: 15h30

• Local: Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus Santarém