Ultima atualização em 4 de Abril de 2022 às 13:27
O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Clézio de Nardin, esteve em Santarém na semana passada para atividades na Universidade Federal do Oeste do Pará. Ele proferiu palestra a acadêmicos da área de Geociências e reuniu-se com a gestão da Universidade, visando a estreitar relações e ampliar parcerias entre as duas instituições.
A vinda do diretor do Inpe teve como objetivo principal discutir uma parceria na área de clima espacial para a instalação de equipamentos magnéticos, que são importantes para o país. Nardin enfatizou que com a inserção nessa parceria, a Ufopa estabelece relação com uma rede internacional ligada ao tema. “Nesse contexto, a Ufopa se insere não só numa previsão do tempo nacional pelo Inpe, e colocando um dos pontos de medição absolutamente importante, mas também num contexto internacional, porque o Inpe faz parte de uma rede internacional de centros de previsão do tempo no espaço”, disse o diretor.
Segundo Nardin, através do Inpe a Ufopa começa uma parceria com as principais instituições de clima e ciência espacial do mundo. E as discussões podem se expandir para as temáticas de meio ambiente e meteorologia. O diretor do Inpe destacou a importância dos pesquisadores da Ufopa para discussões sobre monitoramento ambiental, sequestro de carbono, pesquisa sobre o ciclo dos gases que saem da Amazônia, os ciclos de vegetação, entre outras pesquisas adicionais.
Sobre a palestra
Na sexta-feira pela manhã, no auditório do NTB – Unidade Tapajós, o diretor do Inpe, Clezio de Nardin, proferiu a palestra Clima Espacial: O que tenho a ver com isso. Assistiram à palestra alunos e pesquisadores da área de Geociências.
Um dos presentes foi o acadêmico Jarlison Branches Licata, do nono período de Geofísica. Ele destacou que a palestra foi uma oportunidade para complementar as discussões desenvolvidas dentro das disciplinas ao longo do curso. De acordo com o aluno, eventos como esse são importantes para a formação acadêmica e para a formação profissional dos estudantes.
Comunicação/Ufopa
04/04/2021