Ultima atualização em 11 de Julho de 2022 às 16:36

Diretores da Rede Latino-Americana de Bosques Modelos visitam Floresta Modelo Amazonas Tapajós com apoio da Ufopa

O Comitê Gestor da Floresta Modelo Amazonas Tapajós (Flomat), através do Serviço Florestal Brasileiro e do projeto de extensão da Ufopa "Luz e Ação da Amazônia", está organizando uma visita técnica de diretores da Rede Latino-Americana de Bosques Modelo (RLABM) aos municípios de Santarém e Belterra entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março de 2022.

A Flomat é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro e demais instituições públicas, privadas, da sociedade civil e representativas de classe, iniciado em 2013 com o objetivo de formação de um espaço/plataforma que permita aos diversos segmentos atuarem conforme o atendimento dos princípios de sustentabilidade ambiental em suas atividades desenvolvidas na região. A Flomat não tem um espaço específico, ela é um conceito que reúne instituições que trabalham com princípios de sustentabilidade, associação voluntária, governança, manejo de paisagem, rede e associativismo.

A visita contará com a presença do gerente da RLABM, Fernando Carrera, e do pesquisador Max Yamauchi, do Catie/Costa Rica. O roteiro contempla quintais agroflorestais, área da Embrapa, Flona do Tapajós em Belterra, patrimônio histórico-cultural, como a praça Rodrigues dos Santos, encontro das águas e outros espaços.

O projeto de extensão "Luz e Ação da Amazônia" é uma parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e colaboração com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), coordenado pelo professor Jackson Rêgo Matos, do Instituto de Biodiversidades e Florestas (Ibef) da Ufopa.

Para o professor Jackson, a visita dos diretores da RLABM, “será uma oportunidade para debatermos a realidade local e visitar espaços e movimentos potenciais para experimentações e práticas de manejo, restauração, monitoramento e prevenção; assim, este roteiro será uma ótima oportunidade de interação entre os vários interessados em trabalhar de forma harmônica com o seu ambiente, considerando os princípios dos Bosques e da Floresta Modelo Amazonas Tapajós”.

Palestra sobre conceito da Flomat

Na quinta-feira, 3 de março, às 9h, haverá uma palestra explicativa com debate sobre o conceito da Floresta Modelo Amazonas Tapajós (Flomat). A programação é aberta ao público e será realizada no Centro de Integração Ambiental (CIAM), na Avenida Adriano Pimentel, próximo ao museu João Fona, em Santarém.

25/02/2022