Ultima atualização em 10 de Maio de 2023 às 16:32
Obra aborda a metodologia aplicada na predição da estrutura de proteínas e conta com a participação de um docente da UFPA.
O professor Kauê Santana, vinculado ao curso de Biotecnologia do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa é um dos seis coautores, além de coeditor, do livro “Métodos de modelagem da estrutura tridimensional de proteínas: um guia teórico e prático”, o primeiro do gênero escrito em português. A obra foi publicada em formato eletrônico (e-book) pela editora Atena em 2022. O coeditor é o professor Cláudio Nahum, do Laboratório de Planejamento de Fármacos da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A edição traz uma abordagem conceitual dos principais termos necessários para a compreensão dos métodos de modelagem da estrutura de proteínas, suas aplicações, assim como limitações. O conteúdo e a linguagem do texto têm foco na graduação e incluem os termos mais comuns da língua inglesa, com tradução para o português, devido a estarem presentes na literatura científica.
O texto ainda traz uma linguagem acessível, incluindo referências atualizadas sobre os métodos, além de ser ricamente ilustrado e ter um glossário de termos técnicos que enriquecem a leitura e a compreensão. O livro é subdividido em nove capítulos, que introduzem e sistematizam o conhecimento relacionado à modelagem computacional na predição da estrutura dos biopolímeros abordados.
Definição – Proteínas são biopolímeros macromoleculares formados por encadeamento de aminoácidos que desempenham inúmeras funções biológicas essenciais para a manutenção da vida em organismos, com atividade estrutural, enzimática e regulatória.
O conhecimento da estrutura tridimensional de proteínas fornece, portanto, informações valiosas sobre a função molecular destas macromoléculas, permitindo que cientistas atuem no melhoramento de suas atividades moleculares em processos catalítico-enzimáticos e regulatórios de interesse nas indústrias biotecnológica, alimentícia e farmacêutica.
Além disso, as proteínas também são alvos moleculares nos quais atuam diversos tipos de moléculas com atividade biológica de funções úteis para a humanidade, tais como inseticidas, repelentes, fármacos, cosméticos e herbicidas. A atuação destas moléculas de interesse na indústria de proteínas pode levar à ativação, inibição ou alteração do funcionamento de vias bioquímicas de células vivas.
Dessa forma, o conhecimento da sua estrutura de proteínas permite que pesquisadores atuem no desenho, planejamento e síntese de novas moléculas bioativas através de modelos computacionais. A predição da estrutura de proteínas é, portanto, um assunto-chave para quem atua nas áreas de modelagem molecular, bioinformática e biologia estrutural e molecular, dada a versatilidade de funções e aplicações destes biopolímeros.
O livro eletrônico tem acesso gratuito e está disponível AQUI.
Comunicação/Ufopa, com informações do professor Kauê Santana
10/05/2023