Ultima atualização em 18 de Outubro de 2024 às 11:25

Docente da Ufopa registra software para predição de peptídeos de penetração celular

Peptídeos são sequências de aminoácidos capazes de atravessar células para entregar medicamentos

O docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) Prof. Dr. Kauê Santana da Costa, em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa da Amazônia, está desenvolvendo um algoritmo computacional chamado "ConvBoost-CPP" para prever peptídeos de penetração celular por meio de inteligência artificial. Os responsáveis pelo desenvolvimento do programa aguardam o código de despacho do certificado de registro, que será publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), nos próximos dias.

O "ConvBoost-CPP" é resultado da dissertação da aluna de doutorado Juliana Auzier, egressa do curso de graduação em Ciência da Computação da Ufopa e coorientanda de Kauê Santana da Costa (Laboratório de Simulação Computacional e Educação Científica, Ufopa) e do Prof. Dr. Claudomiro Sales (Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional, UFPA) no Programa de Ciências da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Arquitetura de rede neural convolucional desenvolvida para o ConvBoost-CPP.
Licença: Creative Commons Attribution License 4.0 (CC BY 4.0)

Sobre os peptídeos – Os peptídeos de penetração celular, conhecidos como CPPs (sigla do inglês cell-penetrating peptides), são sequências curtas de aminoácidos capazes de atravessar membranas celulares, facilitando a entrega de moléculas terapêuticas diretamente dentro das células. Devido a essa propriedade, os CPPs têm-se tornado uma área de crescente interesse na biotecnologia, biologia sintética e medicina.

O trabalho foi publicado na renomada revista científica internacional PLOS ONE, sob o título "Investigating molecular descriptors in cell-penetrating peptides prediction with deep learning: Employing N, O, and hydrophobicity according to the Eisenberg scale", e explora a utilização de descritores moleculares na predição de peptídeos. A invenção foi registrada no INPI sob o número do processo BR 51 2024 003731-4.

O professor Kauê Santana da Costa ressalta ainda a relevância da cooperação de grupos de pesquisa em redes e enfatiza que trabalhos interdisciplinares e de alto impacto somente são possíveis graças à colaboração de diferentes pesquisadores. Também participaram como colaboradores os pesquisadores: Prof. Dr. Anderson Henrique Lima (Laboratório de Fármacos, UFPA) e Ewerton Oliveira (Instituto Tecnológico Vale, ITV). “A UFPA e a Ufopa são cotitulares da invenção, o que destaca a colaboração entre instituições na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras”, explicou Kauê Santana da Costa.

Para ele, o "ConvBoost-CPP" representa um avanço na utilização de inteligência artificial para aplicações biomédicas, podendo oferecer novas possibilidades para o transporte de moléculas em tratamentos e terapias.

O artigo (em inglês) pode ser lido AQUI.

Comunicação/Ufopa, com informações de Kauê Santana da Costa