Ultima atualização em 10 de Novembro de 2022 às 19:31

Encerramento da X Jornada Acadêmica da Ufopa será nesta sexta-feira, 11 de novembro

Gincana com alunos da educação básica e premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados marcam encerramento do maior evento acadêmico do Oeste do Pará.

A solenidade de encerramento da X Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) será realizada nesta sexta-feira, 11 de novembro, às 17h30, no Auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a solenidade terá como principal destaque a premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados, ao longo da semana, nos subeventos que compõem a Jornada, como os Seminários de Graduação, de Pós-Graduação, de Iniciação Científica e Tecnológica, além do Salão de Extensão.

Realizada com o objetivo de promover o intercâmbio científico-cultural e o fortalecimento das relações entre a comunidade acadêmica e externa, a X Jornada alcançou a inédita marca de mais de 6.500 participantes e 750 trabalhos científicos inscritos, produzidos por alunos de graduação e pós-graduação nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão.

Com o tema “Produzindo ciência e expandindo educação no coração da Amazônia”, a X Jornada contou ainda com a realização de palestras, mesas-redondas, minicursos, entre outras atividades acadêmicas.

Confira AQUI link de transmissão ao vivo da cerimônia de encerramento e premiação.

Após o encerramento oficial, a partir das 18h30, será realizado no Espaço Madeirão (Deque) o evento cultural Rock Rio Tapajós, que contará com as bandas El Puxirum, Lethargia, Prometheu, Argilas Selvagens, Luna Green e Jow Pierre. O valor da entrada é 1 kg de alimento não perecível.

Gincana – Também na sexta-feira, pela manhã, ocorrerá a gincana “O Conhecimento é Pai D’égua”, que traz como tema “Ufopa – Há 13 anos fazendo a diferença na Amazônia”. O objetivo principal é promover a integração entre a universidade e a educação básica, fortalecendo o diálogo com as escolas, um dos fundamentais eixos para a efetiva prática social da instituição.

Promovida pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), a gincana também faz parte da X Jornada Acadêmica da Ufopa. O evento ocorrerá das 8h30 às 12h, no Auditório Unidade Tapajós da Ufopa, situada no bairro do Salé. Participam da ação alunos da Escola Plácido de Castro, da Escola São Francisco e da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA).

Na oportunidade, os estudantes terão acesso ao ambiente e à vivência da Ufopa, suas práticas, rotina e função. As tarefas serão realizadas pelos alunos, que formarão times para defender suas escolas, e deverão estar relacionadas à universidade, como sua história, estrutura, unidades acadêmicas, campi, cursos, pesquisa e extensão.

Serviço: Encerramento da X Jornada Acadêmica da Ufopa

• Data: 11/11/2022 – Sexta-feira

• Gincana “O Conhecimento é Pai D’égua”

• Horário: 8h30 às 12h