Ultima atualização em 27 de Dezembro de 2019 às 10:05
As equipes do Instituto de Ciências da Educação (Iced), do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) foram as campeãs gerais do Jogos Internos da Ufopa (JIUFOPA) 2019. As partidas das finais ocorreram na sexta-feira e no sábado passados na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Santarém.
Na classificação geral, o Iced garantiu o bicampeonato, ao conquistar o primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo; o IEG ficou em segundo lugar, e o ICTA em terceiro. Foi uma semana de competição que envolveu cerca de 500 atletas, entre alunos e servidores, das Unidades Acadêmicas da sede, Santarém, e dos municípios de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.
As equipes masculinas e femininas disputaram oito modalidades: vôlei, futebol society, basquete, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez, futsal e handebol.
Organizados pela Coordenação de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), os jogos são realizados com o objetivo de estimular a prática do esporte junto à comunidade acadêmica da Ufopa, segundo disse o pró-reitor da Proges em exercício, Edson Almeida. “O JIUFOPA Multicampi 2019 marcou o encerramento das atividades acadêmicas do ano letivo de 2019 e, principalmente, representou um momento de integração dos campi da Ufopa em torno das práticas esportivas como instrumentos fundamentais para promoção da saúde física e mental de nossos estudantes”, disse ele. Almeida destacou que nos jogos prevaleceram o trabalho em equipe, a disciplina, a competição saudável e o respeito.
O pró-reitor anunciou que a próxima edição do JIUFOPA será no mês de junho de 2020. “A Proges agradece a participação das delegações de todos os campi e institutos e as parcerias institucionais com os campi do IFPA e da Uepa para a realização dos Jogos. Agora, o momento é de avaliar o JIUFOPA 2019 e começar a planejar o próximo”, finalizou.
Fotos das equipes campeãs
Equipes dos campi
ALENQUER
ITAITUBA
JURUTI
MONTE ALEGRE
ÓBIDOS
ORIXIMINÁ
Fotos: Arquivos das equipes
Comunicação/Ufopa, com informações da Proges
23/12/2019