Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 20 de Fevereiro de 2024 às 17:24

Ufopa aplica questionário sobre mudanças climáticas em comunidades do Lago Grande


Entre os questionamentos aos moradores da região constam dados sobre qualidade da água e segurança alimentar.

Um questionário foi aplicado, de 2 a 4 de fevereiro, em comunidades da região do Lago Grande do Curuai, em Santarém, para coletar informações sobre a percepção dos moradores locais a respeito da qualidade da água, mudanças climáticas, práticas agroecológicas, soberania e segurança alimentar.

A atividade foi desenvolvida por estudantes dos cursos de Ciências Econômicas e Gestão Pública do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa, além de estudantes bolsistas de ensino médio da região do Arapixuna, vinculados a projeto do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Socioeconômica na Amazônia (Gepesa).

A iniciativa, que contou com o apoio do coletivo Guardiões do Bem Viver, é do projeto de extensão “Tecendo Saberes para Fortalecer o Bem Viver: Capacitação dos Jovens Guardiões do Bem Viver para Monitoramento Socioambiental no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande”. Os estudantes da Ufopa fizeram a aplicação do questionário nas comunidades de Membeca, Santana, Nova Sociedade, Vila Amazonas e Dourado.

Os comunitários relataram a perda de roçados devido à estiagem prolongada, o que impacta grande parte dos produtores locais, obrigando-os a mudar a época do plantio e colheita. Outro apontamento da pesquisa diz respeito à escassez de peixes como tambaqui e jaraqui.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/ff81d5bf066d39e1d7816e919ce3859a.jpg
Momento da aplicação do questionário a moradores do Lago Grande.

 

Ainda houve relatos de aparecimento de animais selvagens próximo às residências. As plantas também apresentaram mudanças, com a produção de frutos cada vez menores; muitas morreram devido às condições climáticas cada vez mais adversas. Os moradores associam os fatos à falta de chuvas durante o ano de 2023.

Parceiros – A pesquisa vem sendo realizada em toda a região do Projeto de Assentamento Agroextrativista Lago Grande e tem parceria da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), do projeto Sapopema e dos Guardiões do Bem Viver. Os resultados servirão de base para futuras atividades de capacitação do projeto "Tecendo Saberes" junto aos Guardiões.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/6b2dbc3688e3c82c3557f63a16e643f2.jpg
Participantes da pesquisa no Lago Grande.

 

Comunicação/Ufopa
Fotos: Arquivo ICS
20/02/2024

Notícia em destaque