Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 9 de Dezembro de 2024 às 12:11

Estudantes de Mojuí dos Campos participam de ação solidária de Natal da Ufopa


Em sua 12ª edição, o Natal Solidário do Ibef presenteou 69 alunos, de 5 a 12 anos, com material escolar e brinquedos. Ação solidária contou com a participação de alunos e servidores da Ufopa e de artista do grupo de teatro Iurupari.

Uma manhã festiva, com muita alegria, diversão e presentes, que ficará marcada na memória de todos os participantes. Assim foi a 12ª edição do Natal Solidário do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ocorrida na última sexta-feira, 6 de dezembro de 2024, na comunidade rural Mojuí dos Pereira, no município de Mojuí dos Campos (PA).

Participaram da ação solidária 69 crianças, de 5 a 12 anos, estudantes das escolas municipais de ensino infantil e fundamental Boa Esperança, localizada em Mojuí dos Pereiras, e Barão do Rio Branco, da comunidade vizinha de Santa Júlia. Na ação foram distribuídos kits escolares, brinquedos e lanches para as crianças, que se divertiram com brincadeiras promovidas pelos voluntários do projeto. O grupo de teatro Iurupari também marcou presença com os artistas André Oliveira, Raysse Mel, Amaury Caldeira e Fabiana Bernardo, que cantaram canções infantis e contaram histórias.

 

Crianças participam do Natal Solidário do Ibef.

 

O Natal Solidário do Ibef é um projeto de extensão universitária itinerante que a cada ano leva a alegria do Natal para uma escola pública de uma comunidade diferente. “O nosso objetivo é incentivar estudantes, professores e técnicos para participar da ação e poder mudar um pouco a realidade da escola, levando alegria e esperança para as crianças”, explica a coordenadora do projeto, professora Andrea Cristina Vinente Guimarães. “Geralmente temos de 20 a 30 alunos que participam como voluntários desde o processo de captação de recursos até a organização do evento na escola. Você vê que os nossos alunos ficam tão felizes quanto as crianças que estão participando”.

Segundo a professora, o projeto busca incentivar crianças da educação básica a prosseguirem seus estudos, através da doação de material escolar; levar a consciência ambiental, incentivando a arborização da escola, por meio da doação e do plantio de mudas de árvores; e instigar a empatia e a solidariedade dos alunos e servidores da Ufopa: “Também iremos doar mudas de árvores frutíferas para as duas escolas, que serão plantadas pelos alunos”.

“É uma ação muito boa, que deve se expandir para outras escolas, porque é um evento muito legal, as crianças ficam muito felizes. É a primeira vez que a nossa escola recebe uma ação natalina como essa, por isso estamos muito gratos”, afirma Edileusa Lira Lima, professora da Escola Boa Esperança (Mojuí dos Pereiras). “Os alunos estavam muito ansiosos. Marcamos para chegar às 8h30, mas às 7h30 já estavam aqui esperando pela ação”.

 

Distribuição dos presentes e kits escolares.

 

“Recebemos esse convite e estou sem palavras, porque é algo novo para a nossa comunidade. As crianças gostam dessa interação e as duas comunidades estão sempre interagindo, Santa Júlia e Mojuí dos Pereiras, fazendo eventos juntos. Apesar da dificuldade de transporte, demos um jeitinho e estamos aqui e, com certeza, eles terão muitas histórias para contar”, comemora a professora Kátia Regina Moraes de Lima, da Escola Barão do Rio Branco, situada na comunidade Santa Júlia.

A sugestão de fazer esta edição do projeto em Mojuí dos Pereiras partiu da discente Joice Andrade Maia. Moradora da comunidade rural produtora de hortaliças, a acadêmica da Ufopa enfrenta diariamente a distância entre sua comunidade e a universidade para realizar o sonho de se formar em Zootecnia. “Foi uma ótima ideia trazer o projeto para cá, porque as crianças estão gostando, e isso é um incentivo para elas estudarem e, também, uma oportunidade para curtirem a infância”, afirma.

“Desde que entrei no projeto, há três anos, achei muito linda a iniciativa da professora Andrea junto com os outros colaboradores e me apaixonei por essa interação que nós, alunos da universidade, tivemos com as crianças. Por morar aqui, percebi que faltava algum projeto ou ação voltado para as nossas crianças”.

Outro apaixonado pelo projeto é Olavo da Silva Júnior. Recém formado em Biotecnologia pela Ufopa, o egresso também participa há três anos da ação. “É um projeto que, além de ajudar crianças de comunidades, também ajuda a gente a ter mais empatia com outras pessoas e ter uma outra perspectiva sobre o mundo em que vivemos. Acredito que levar um pouco de amor, de brinquedo, que também é muito importante, faz a diferença na vida das crianças, e isso me faz ser diferente e viver melhor”, afirma.

Ele destaca ainda o fato de o Natal Solidário do Iber ter alcançado muitas crianças nos últimos 12 anos. “O mais interessante é ver o sorriso delas ao final de tudo isso e como a gente se apega, porque elas te abraçam, dão tchau, te chamam de tio, então a gente começa a gerar um laço com essas crianças. Isso é muito importante”.

 

Equipe do projeto Natal Solidário do Ibef.

 

Texto e fotos: Maria Lúcia Morais – Ascom/Ufopa
09/12/2024

Crianças de Mojuí dos Campos no Natal Solidário do Ibef.

Em sua 12ª edição, o Natal Solidário do Ibef presenteou 69 alunos, de 5 a 12 anos, com material escolar e brinquedos. Ação solidária contou com a participação de alunos e servidores da Ufopa e de artista do grupo de teatro Iurupari.

Notícia em destaque