Ultima atualização em 31 de Agosto de 2023 às 15:48

Seminário "Modos de vida dos povos tradicionais da região do Ituqui e do Maicá" apresenta resultados

Com o objetivo de mostrar o trabalho do mapeamento dos usos tradicionais nos territórios do Maicá e Ituqui, ocorrerá nesta sexta-feira, 18 de agosto, das 8h às 13h, no auditório do Ministério Público do Estado do Pará, o seminário "Modos de vida dos povos tradicionais das regiões Ituqui e Maicá", promovido pela “Frente em Defesa dos Territórios Maicá e Ituqui”. A organização comunitária conta com a participação do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com o Conselho Pastoral de Pescadores (CPP) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).

As inscrições e participação para o seminário serão gratuitas e feitas no local de realização do evento. Haverá certificado aos participantes com carga horária de 4 horas.

O movimento “Frente em Defesa dos Territórios Maicá e Ituqui” é composto por lideranças das 31 comunidades da grande área dos lagos de várzea Maicá e Ituqui, situados na margem direita do rio Amazonas, a leste da cidade de Santarém, que se organizam em luta pela manutenção e preservação de seus locais de moradia.

“As comunidades tradicionais das regiões Maicá e Ituqui possuem uma grande diversidade cultural, com a presença de indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, agricultores e extrativistas. Todos esses grupos sociais tem uma profunda relação com as águas, as florestas e a terra e dependem dos recursos presentes no território para sua sobrevivência. Por isso, as comunidades têm-se articulado na 'Frente em Defesa do Território Maicá e Ituqui', que é constituída por diversas organizações das duas regiões, das áreas urbana, planalto e várzea. Essa frente é um instrumento das comunidades para se posicionar diante do avanço do modelo capitalista, que ameaça diretamente a segurança alimentar e os modos de vida das populações locais”, afirma o Prof. Dr. Leandro Cazula, coordenador do curso de Licenciatura em Geografia da Ufopa.

Confira abaixo a programação do evento:

• 8h: Abertura – Momento cultural

• 8h05: Mediador/a: Memória das lutas em defesa dos territórios

• 8h15: Ameaças e impactos vivenciados nos territórios (Conselho Indígena Munduruku do Planalto)

• 8h30: Apresentação sobre os dados populacionais e diversidade étnica

• 9h: Importância da pesca para a segurança alimentar (Conselho Pastoral dos Pescadores; Conselho de Pesca da Região do Ituqui)

• 9h30: Apresentação do mapeamento (Encantos do Maicá, CIMP e MPP)

• 10h30: Animação

• 10h40: Análise técnica e científica (Prof. Eneias Guedes e Prof. Leandro Cazula – Ufopa)

• 11h: Análise jurídica (Maparajuba)

• 11h20: Perguntas e contribuições

• 12h: Encaminhamentos