Ultima atualização em 1 de Setembro de 2023 às 11:55

Exposição de arte permanente é inaugurada na Unidade Rondon

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/e245be90f9861ae291553e86aa26d13e.jpg

Foi inaugurada no dia 8 de agosto a exposição de arte na Unidade Rondon, no saguão do prédio H, mais conhecido como "Patifão". O acervo com 18 quadros foi doado pelos artistas que participaram do I Festival de Arte e Cultura da Ufopa, realizado em maio deste ano e promovido pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce).

Os autores das obras são discentes da Ufopa selecionados por meio de edital para expor seus trabalhos e ministrar oficinas durante o festival. Agora, as obras estão à disposição de forma permanente ao público.

O diretor de Cultura e Comunidade, Alan Ribeiro, destaca que a ideia da exposição é marcar a realização do festival: "Essa exposição tem por objetivo fazer esse registro, que fique permanente, que nos lembre que nós já tivemos o festival que financiou a produção de arte e cultura dentro da instituição, nossos alunos que também são artistas e, sobretudo, lembrar as próximas gerações que nós podemos fazer outros festivais".

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/c1223964e3694d1793dd5f42275da762.jpg /media/file/site/ufopa/imagens/2023/c61b029d511745db6c49d9c236dc11dc.jpg

Autor da série de colagens “Goma de Tapioca – arte digital e artivismo”, Claudionor Barros conta que começou a atuar como colagista na pandemia e usa elementos amazônicos de forma central em suas obras: "Geralmente misturo elementos amazônicos e futuristas, utilizo jogo de cores e misturo folclore, histórias e regionalidade como um fator central nas minhas colagens, utilizando texturas e outros elementos que possam criar uma narrativa".

Nas ilustrações "Animais em risco de extinção na Flona Tapajós”, a discente do Bacharelado em Ciências Biológicas, Isabela Kögler, buscou relacionar a arte ao seu tema de estudo na universidade. "Para a exposição, eu elaborei um material em que desenhei animais que residem na Flona Tapajós e estão em algum grau de risco de extinção. Foi uma forma de conectar o meu curso com a minha arte, porque tenho interesse em trabalhar com conservação de fauna", declarou.

A exposição também conta com as obras de Alessandra Castro Carvalho de Azevedo e Thalita Emanuelle Pimentel Targino, que trazem o tema “Projeto Peludinhos, a gênese da revolução".

Confira AQUI o álbum de fotos da inauguração da exposição.

Fotos: Acervo/Procce

Comunicação/Ufopa, com informações da Procce