Ultima atualização em 18 de Maio de 2018 às 16:36

Fazenda Experimental da Ufopa conclui capacitação sobre mecanização agrícola

A direção da Fazenda Experimental da Ufopa realizou no período de 7 a 11 de maio o curso de Mecanização Agrícola para universitários, técnicos e trabalhadores rurais, em parceria com Senar e Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).

O objetivo foi capacitar produtores, técnicos e estudantes que atuam no campo, na operação e manutenção de tratores agrícolas e implementos, de forma correta e eficiente, otimizando tempo e uso do maquinário.

O curso contou com uma turma de 20 pessoas, entre estudantes da Ufopa, técnicos da Semap e agricultores rurais de comunidades vizinhas à Fazenda. Na oportunidade, foram repassadas atividades teóricas e práticas que englobaram conceitos de manutenção e sistemas e operação do maquinário.

De acordo com o instrutor do Senar, Izaías Júnior, as atividades iniciaram-se com a parte teórica e “depois partimos para gradear e nivelar o solo, o preparando para a cultura do capim. A partir das atividades realizadas a turma está apta a trabalhar a mecanização com implemento. Sanamos dúvidas e o resultado é uma área pronta para o plantio”.

O curso foi visto como positivo pelos participantes e ofereceu um aprendizado que será aplicado na prática às diversas atividades de campo que envolvem o uso de trator e implementos. Para Joebson Vasconcelos, que fez parte da turma, “foi muito gratificante, principalmente a aula prática que envolveu a parte de implementos. Para mim foi satisfatório o conteúdo prático e teórico. Para nós, que trabalhamos junto aos pequenos agricultores familiares, esse curso de mecanização vai ajudar muito”.

Histórico - Em 2016, também foi realizado um curso de Mecanização na Fazenda Experimental, nos mesmos moldes do atual, demonstrando que a parceria entre instituições é essencial para promover o ensino e extensão, levando capacitação e aprendizagem, que são determinantes para motivar e elevar as atividades daqueles que atuam no meio rural.

Trote – No dia 9 de maio a Fazendo Experimental também realizou um trote universitário, destinado a 80 calouros que ingressaram neste ano na Ufopa. As atividades do trote ocorreram das 9h às 12h para 40 calouros e das 15h às 18h para outros 40. A coordenação foi da equipe de servidores da Fazenda, envolvendo a direção e técnicos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/539f63adee1cca97f3df0b2da885a2cf.jpg

Comunicação/Ufopa, com informações dos organizadores junto a Fazenda Experimental

18/5/2018

Fotos: Divulgação/Fazenda Experimental