Ultima atualização em 22 de Outubro de 2019 às 13:47

Festival de Cinema de Alter do Chão exibe filmes nacionais e internacionais

A exibição do filme "Encantados", baseado no livro da pajé paraense Zeneida Lima e dirigido pela cineasta Tizuka Iamasaki, abriu oficialmente na noite desta segunda-feira, 21, o Festival de Cinema de Alter do Chão, que tem o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Proce). O reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, integrou a mesa solene de abertura, mas antes assistiu à sessão de abertura junto com a comunidade, autoridades políticas e lideranças indígenas presentes.

“Nós vamos assumir esse compromisso com o Festival de Cinema de Alter do chão”, afirmou o reitor, ao se referir às capacitações promovidas pelo Núcleo de Produção da Ufopa (NPD/Procce), e continuou: “Nós queremos consolidar esse pertencimento do Festival para as comunidades e levar e trazer a arte e a cultura dos nossos jovens. Esse Festival tem um grande diferencial, ele precisa pertencer às comunidades dos rios e das florestas”, concluiu Diniz.

O coordenador geral do Festival, Locca Faria, ressaltou o papel do evento para a divulgação da cultura local, o apoio da comunidade e da Universidade para a realização dele: “O Festival de Cinema de Alter do Chão tem o desejo de fazer com que o povo daqui mostre sua própria história".

O Festival de Cinema de Alter do Chão ocorre de 21 a 27 de outubro, na vila de Alter do Chão, distrito de Santarém localizado a cerca de 32 km da sede do município. Serão exibidos mais de mil filmes brasileiros e estrangeiros de diversas nacionalidades. O acesso às tendas de exibição montadas na praça onde ocorre a festa do Sairé é gratuito.

Fest Alter Ufopa – Professores e pesquisadores da Ufopa estão na programação do evento: nesta terça-feira, 21, a ex-reitora Raimunda Monteiro (Instituto de Ciências da Sociedade – ICS) fala sobre “Conteúdos Amazônicos: o que temos para mostrar ao mundo”; o professor Elder Tanaka (Instituto de Ciências da Educação – Iced) fala sobre “Estudos Culturais como abordagem para o Cinema”; a professora Lucineide Pinheiro (Iced) faz explanação sobre “A atividade da Escola D’Água” – todos na Tenda Surara.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/57bbc1849da678517a08bfa59b6a327e.jpg

Prof. Raimunda Monteiro faz palestra durante
Festival de Cinema de Alter do Chão (foto: Raphael Ribeiro)

Os organizadores pedem que os expectadores cheguem, pelo menos, 15 minutos antes das exibições, que ocorrem em vários horários, no período de 9h às 22h. Confira aqui a programação do Fest Alter Ufopa.

A programação completa do Festival está disponível em https://festivaldealterdochao.com.br/.

22/10/2019

Autoridades presentes à abertura do Festival de Cinema de Alter do Chão. No centro, a cineasta Tizuka Yamasaki. Foto: Lenne Santos (20/10/2019).